Publicidade:

Como passar parafina na prancha de surf?

Passar parafina na prancha de surf deve ser algo fácil.

Pegue uma barra de sua parafina com cheiro favorito na loja de surf local, esfregue-a para cima e para baixo e… voilá! Hora de ir para o mar.

Não subestime o que parece ser tarefa simples. Há nuances em um bom trabalho com cera, e se você quiser a melhor tração possível, atenção aos detalhes é uma obrigação.

+ Raiz: a história dos esportes de matriz polinésia contada em livro

+ Mason Ho em “V-Town”. Assista ao vídeo

Confira as dicas para passar parafina na prancha abaixo:

1. Nem todas as parafinas são criadas iguais. Quando se trata de selecionar a parafina certa para as águas locais, a primeira coisa que você deve fazer é considerar a temperatura do oceano. A maioria dos fabricantes classifica os produtos para águas tropicais (quentes) e frias. Use parafina de água fria nos trópicos e ela derreterá imediatamente. Use uma cera tropical no frio, e você terá sorte caso consiga colocá-la em sua prancha. Portanto, conheça a temperatura da água e escolha a parafina de acordo.

2. Comece limpando a prancha: passar parafina por cima de uma outra que está velha, suja e gordurosa, manchará a sua prancha e tornará a cera nova feia.

3. Use uma camada de base: novamente, nem toda parafina de surf é criada da mesma forma. Muitos fabricantes de parafina fazem o que é chamado de parafina de “revestimento básico”, que geralmente é mais dura e forma pequenos grânulos para a camada superior de parafina aderir. Dê à sua prancha uma rápida camada de base. Pense nisso como a base sobre a qual você vai construir.

4. Aplique suavemente: parece que cada um tem sua própria técnica quando se trata de aplicar parafina. Algumas pessoas esfregam-na em pequenos círculos; outras usam linhas geométricas; há aquelas que simplesmente começam a esfregar e deixam o caos fazer seu trabalho. Mas uma constante é que a parafina sempre deve ser aplicada suavemente. Pressionar com muita força fará com que a parafina manche. Você deve esfregá-la para cima e para baixo no deque macio o suficiente para que comece a formar pequenas contas. As contas oferecerão melhor tração e aderência quando você finalmente estiver de pé e andando.

5. O toque final: para adicionar um pouco mais de tração, alguns fabricantes de parafina começaram a fazer parafina extra pegajosa. Deve ser aplicada com moderação e apenas aonde você colocar os pés. Basta esfregar algumas vezes com essa cera super pegajosa para fazer a diferença. Mas cuidado: muito revestimento superior e você vai atrapalhar o trabalho.

6. Use o raspador: esta etapa não é para todos, mas, se você não estiver lidando com uma camada de parafina nova, às vezes, passar um raspador sobre o deck ajudará a tornar as coisas mais ásperas e a parafina mais velha ficará pegajosa novamente.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias