Passar parafina na prancha de surf deve ser algo fácil.
Pegue uma barra de sua parafina com cheiro favorito na loja de surf local, esfregue-a para cima e para baixo e… voilá! Hora de ir para o mar.
Não subestime o que parece ser tarefa simples. Há nuances em um bom trabalho com cera, e se você quiser a melhor tração possível, atenção aos detalhes é uma obrigação.
+ Raiz: a história dos esportes de matriz polinésia contada em livro
+ Mason Ho em “V-Town”. Assista ao vídeo
Confira as dicas para passar parafina na prancha abaixo:
1. Nem todas as parafinas são criadas iguais. Quando se trata de selecionar a parafina certa para as águas locais, a primeira coisa que você deve fazer é considerar a temperatura do oceano. A maioria dos fabricantes classifica os produtos para águas tropicais (quentes) e frias. Use parafina de água fria nos trópicos e ela derreterá imediatamente. Use uma cera tropical no frio, e você terá sorte caso consiga colocá-la em sua prancha. Portanto, conheça a temperatura da água e escolha a parafina de acordo.
2. Comece limpando a prancha: passar parafina por cima de uma outra que está velha, suja e gordurosa, manchará a sua prancha e tornará a cera nova feia.
3. Use uma camada de base: novamente, nem toda parafina de surf é criada da mesma forma. Muitos fabricantes de parafina fazem o que é chamado de parafina de “revestimento básico”, que geralmente é mais dura e forma pequenos grânulos para a camada superior de parafina aderir. Dê à sua prancha uma rápida camada de base. Pense nisso como a base sobre a qual você vai construir.
4. Aplique suavemente: parece que cada um tem sua própria técnica quando se trata de aplicar parafina. Algumas pessoas esfregam-na em pequenos círculos; outras usam linhas geométricas; há aquelas que simplesmente começam a esfregar e deixam o caos fazer seu trabalho. Mas uma constante é que a parafina sempre deve ser aplicada suavemente. Pressionar com muita força fará com que a parafina manche. Você deve esfregá-la para cima e para baixo no deque macio o suficiente para que comece a formar pequenas contas. As contas oferecerão melhor tração e aderência quando você finalmente estiver de pé e andando.
5. O toque final: para adicionar um pouco mais de tração, alguns fabricantes de parafina começaram a fazer parafina extra pegajosa. Deve ser aplicada com moderação e apenas aonde você colocar os pés. Basta esfregar algumas vezes com essa cera super pegajosa para fazer a diferença. Mas cuidado: muito revestimento superior e você vai atrapalhar o trabalho.
6. Use o raspador: esta etapa não é para todos, mas, se você não estiver lidando com uma camada de parafina nova, às vezes, passar um raspador sobre o deck ajudará a tornar as coisas mais ásperas e a parafina mais velha ficará pegajosa novamente.