20.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024
20.7 C
Suva
sexta-feira, 20 setembro, 2024

Paris 2024: Medina e Italo conseguirão se classificar para as Olimpíadas?

Etapa de Jeffrey’s Bay é crucial para as ambições de Gabriel Medina e Italo Ferreira em representar o Brasil nos Jogos de Paris 2024

Por Luciano Meneghello

A etapa de Jeffrey’s Bay, na África do Sul, é o penúltimo evento do Championship Tour antes do WSL Finals, onde apenas os cinco primeiros colocados do ranking disputarão o título mundial de 2023. Será também uma competição decisiva para dois brasileiros e suas aspirações de participarem dos jogos de Paris 2024: Gabriel Medina e Italo Ferreira.

Isso porque cada país poderá classificar até dois surfistas para as próximas olimpíadas através do ranking da WSL via CT 2023. Acontece que nem Medina e nem Italo figuram atualmente entre os Top 5 do circuito mundial. Se o Tour tivesse se encerrado em Saquarema, Filipe Toledo, atualmente vestindo a lycra amarela, e João Chianca, na quarta colocação, seriam os donos das vagas olímpicas.

Vale destacar que Filipe Toledo já está garantido entre os cinco primeiros colocados na última etapa, independentemente dos resultados dos demais competidores nas duas últimas etapas.

+ Open J-Bay 2023: Brasileiros estreiam bem na África do Sul

Toledo está atualmente na primeira posição do ranking, com 44.980 pontos. Mesmo que ele não ganhe nenhum ponto adicional nas duas etapas restantes, sua pontuação atual é maior do que a pontuação do atual sexto colocado (que é o competidor mais próximo).

Certamente temos um “bom problema” aqui, uma vez que a oferta de bons surfistas para representar a nação verde e amarela nos jogos olímpicos é muito boa. Contudo, não deixa de ser estranho imaginar nosso atual campeão olímpico e nosso tricampeão mundial fora do maior evento esportivo do mundo.

Paris 2024
Que aqui não acredita que Gabriel Medina quer ir à forra após os Jogos de Tóquio 2020? Foto: Ryan Pierse/Getty Images

Mesmo assim, imaginando que ambos não figurem entre os dois primeiros colocados do CT até a conclusão do circuito, talvez, um deles ainda tenha chance de se classificar pelo Mundial da ISA em 2024, que oferecerá uma vaga olímpica (para cada gênero) à nação que obtiver a maior pontuação entre os homens e entre as mulheres. A vaga, no entanto, será escolhida pelo país vencedor.

Mas, e via CT? Medina e Italo ainda tem chances de conseguir a classificação para representar o Brasil em Teahupoo?

No dramático desfecho do Circuito Mundial de Surfe da WSL, Gabriel Medina e Italo Ferreira, dois dos surfistas mais talentosos do mundo, enfrentam uma batalha acirrada para garantir uma vaga na última etapa do campeonato.

Com apenas duas etapas restantes, cada onda se torna crucial na busca pela classificação entre os cinco primeiros colocados, que garantem a participação na última etapa do circuito. Gabriel Medina, atualmente na 7ª posição do ranking, com 29.355 pontos, precisará terminar entre o 5º e o 1º lugar em ambas as etapas.

Italo Ferreira, que ocupa a 11ª posição no ranking, com 27.155 pontos, enfrenta um caminho mais árduo. O potiguar, que é conhecido por seu estilo de surfe arrojado e manobras impressionantes, precisará contar, também, com um tropeço de seus adversários diretos. Mais especificamente, aqueles que estão atualmente à sua frente no ranking.

Assim como Medina, ele precisará terminar entre o 5º e o 1º lugar em ambas as etapas para ter chance de classificação. No entanto, na hipótese da quinta colocação, se quatro, entre os dez competidores que atualmente têm pontuações maiores que o brasileiro, ficarem a sua frente na etapa, ele ficará fora dos top 5.

O desafio é árduo para ambos os surfistas, pois a concorrência é feroz. Portanto, se ambos desejam participar dos de Paris 2024, cada onda, cada manobra e cada decisão estratégica podem fazer a diferença entre a glória ou a desilusão.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias