26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 27 maio, 2024

Open J-Bay 2023: Brasileiros estreiam bem na África do Sul

Corona Open J-Bay 2023, nona e penúltima etapa do CT 2023 antes da Finals Five na Califórnia, teve início nessa quinta-feira, 13 de julho, primeiro dia da janela, em Jeffreys Bay, África do Sul.

As famosas ondas sul-africanas funcionaram com boa formação de séries com pouco mais de 1 metro. Ao longo do dia, porém, o mar foi perdendo a força e o vento maral se intensificou. Por esse motivo, a WSL optou por encerrar o evento após a conclusão da primeira rodada masculina, adiando a estreia do surf feminino.

Os brasileiros João Chianca, Filipe Toledo, Yago Dora e Gabriel Medina venceram e estão nas oitavas de final. Já Caio Ibelli e Italo Ferreira caíram para a repescagem.

+ Qual a prancha ideal para a onda de Jeffrey’s Bay?

João Chianca, foi o primeiro brasileiro a entrar na água, enfrentando os havaianos Barron Mamiya e Seth Moniz na abertura da competição. João teve uma performance sólida, enquanto Seth cometeu erros e Barron obteve notas baixas. João surfou uma boa direita, realizando várias manobras impressionantes, e recebeu uma pontuação de 6.67. Ele continuou ativo, pegando mais ondas e acumulando pontos. Seth conseguiu diminuir a diferença, mas João usou sua prioridade para bloquear Seth e aumentou sua vantagem. Os havaianos tentaram uma última tentativa no final, mas falharam nas manobras, caindo assim para a repescagem.

João Chianca abriu o dia com vitória para o Brasil. Foto: Alan Van Gysen/World Surf League)

Em seguida, foi a vez de Caio Ibelli entrar em ação encarando Rio Waida, da Indonésia, e o australiano Ethan Ewing. Em uma bateria com poucas ondas surfadas, o indonésio levou a melhor fazendo as escolhas certas.

Caio teve uma participação ativa, mas não conseguiu pontuações altas o suficiente. Enquanto isso, Ethan aproveitou para aumentar sua pontuação, chegando a liderar a bateria, mas Waida, próximo ao fim da bateria, surfou a onda da virada com duas fortes rasgadas e três batidas poderosas, conquistando 6.60 pontos e garantindo a vitória. Ethan, acabou ficando com a segunda colocação e Caio, em terceiro. Ambos caindo para a repescagem.

Na quarta bateria da primeira fase, mais um brasileiro Filipe Toledo, bicampeão do evento sul-africano do CT, entrou em ação. Filipe teve uma vitória impressionante com direito a uma nota excelente. Adin Masencamp começou bem na bateria, mas Filipe, novamente mostrando muita conexão com J-Bay escolheu as ondas certas.

Kanoa Igarashi chegou a assumir a liderança do confronto, mas Filipe respondeu com uma pontuação alta de 8.50. Ele assumiu a liderança novamente com uma nota de 6.77, deixando Kanoa precisando de uma pontuação alta para vencer. No final, Filipe conquistou a vitória e avançou para as oitavas de final, enquanto Kanoa e Adin terão nova chance na repescagem.

Yago Dora, que entrou na água na bateria seguinte, foi o grande nome do primeiro dia do Open J-Bay 2023.

O brasileiro começou o confronto impondo um ritmo forte, conquistando 7 pontos em sua primeira onda. Seus adversários, Connor O’Leary (AUS) e Ian Gentil (HAV), reagiram, mas cometendo muitos erros, não conseguiam boas notas.

Contudo, após a medade da bateria, Connor, que precisava de 6.51 para assumir a primeira colocação, marcou 7.20 e assumiu a liderança.

Yago, porém, não desistiu. Focado, o brasileiro optou por uma onda intermediária fazendo 5.97 pontos, que não foram suficientes para a virada, mas lhe aproximaram do líder.

Em seguida, perto do minuto final, o brasileiro foi para o tudo ou nada executando um aéreo com rotação completa, aterrissando de forma perfeita. Pela manobra, Yago arrancou a nota 9.27 dos juízes e venceu a bateria, deixando Connor O’Leary em segundo lugar, que, juntamente com Ian Gentil caiu para a repescagem.

O “brabo” Italo Ferreria teve uma pedreira no confronto seguinte, disputado contra o havaiano John John Florence e o australiano Callum Robson.

John John Florence começou liderando a bateria com pontuações baixas, na faixa dos quatro pontos.

Com a execução de um bom aéreo, Italo assumiu a primeira colocação, mas o havaiano respondeu com uma boa sequência de manobras ficando próximo Italo no placar. O brasileiro então tentou mais manobras aéreas, mas caiu na aterrissagem. No final, John John assumiu a liderança novamente, deixando Italo em segundo lugar e relegando Callum Robson ao terceiro lugar.

Gabriel Medina foi o último brasileiro a entrar na água enfrentando Ryan Callinan (AUS) e o sul-africano Matthew McGillivray.

Ocupando atualmente a sétima colocação no ranking mundial, Medina conquistou uma vitória importante. O brasileiro se manteve ativo desde o início, executando manobras consistentes e obtendo pontuações significativas. Enquanto Matthew McGillivray e Ryan Callinan buscavam superar Medina, o brasileiro se manteve na liderança com manobras precisas e impactantes. Apesar dos esforços dos outros competidores, nenhum deles conseguiu alterar o placar, e Medina assim garantiu sua vaga nas oitavas de final, enquanto Matthew e Ryan foram para a repescagem.

A próxima chamada para o Open J-Bay 2023 está marcada para sexta-feira (14) às 2h30 (horário de Brasília). A previsão não é muito animadora e espera-se ondas menores, com séries de até 1 metro e vento maral e é possível que o evento entre em espera.

Open J-Bay 2023 | Highlights do dia 01

Open J-Bay 2023 | Primeira rodada Masculino

João Chianca (BRA) 11.50 x Seth Moniz (HAV) 10.17 x Barron Mamiya (HAV) 6.37

2 Rio Waida (IND) 14.10 x Ethan Ewing (AUS) 11.67 x Caio Ibelli (BRA) 9.17

3 Griffin Colapinto (EUA) 16.17 x Liam O’Brien (AUS) 8.26 x Kelly Slater (EUA) 7.44

Filipe Toledo (BRA) 15.27 x Kanoa Igarashi (JPN) 14.33 x Adin Masencamp (AFR) 9.43

Yago Dora (BRA) 16.27 x Connor O’Leary (AUS) 13.53 x Ian Gentil (HAV) 10.40

6 John John Florence (HAV) 15.27 x Italo Ferreira (BRA) 14.34 x Callum Robson (AUS) 3.70

Gabriel Medina (BRA) 14.00 x Matthew McGillivray (AFR) 13.67 x Ryan Callinan (AUS) 12.93

8 Leonardo Fioravanti (ITA) 12.07 x Jordy Smith (AFR) 9.10 x Jack Robinson (AUS) 6.93

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias