26.1 C
Hale‘iwa
terça-feira, 16 abril, 2024
26.1 C
Hale‘iwa
terça-feira, 16 abril, 2024

“Parecia Havaí”: Banco de Santo Antônio (BA) quebra épico

Neste domingo, 27 de junho, um forte swell de sudeste atingiu a costa da Bahia despertando a mítica onda do Banco de Santo Antônio, uma bancada localizada em alto-mar, em frente à capital Salvador, que quebrou “a la Pea’hi”.

A onda precisa de um swell forte para funcionar. Porém, quando isso acontece, as condições são havaianas, bem como os perigos de se surfar ali.

Leia também:
+ Guia Olimpíadas: Tudo sobre o surf
+ John John Florence volta a surfar e fica mais perto das Olimpíadas

Devido a sua localização e proximidade com a Baía de Todos os Santos, o Banco de Santo Antônio sofre forte influência das correntes oceânicas, que fazem com que uma sessão de surf ali, sem uma estrutura logística bem montada, seja muito perigosa.

“É uma onda oceânica, muito volumosa. Pouca gente consegue surfar ali porque falta estrutura de apoio. As correntes são muito fortes e podem jogar você para o alto mar ou para debaixo da bancada muito facilmente”, conta o surfista e empresário Gustavo Costa, o “Kombi”, que sentiu na pele o poder do lugar.

Gustavo Kombi remava com seu Stand Up Paddle e teve o leash partido, perdendo a prancha em alto-mar em um momento em que os jets ainda não haviam chegado à bancada.

Felizmente, o big rider Heloy Júnior, que estava surfando com uma prancha 10 pés,  prestou ajuda à Kombi. Ambos usaram a prancha de Heloy como “boia” até receberem o suporte de Lapo Coutinho, que chegou com seu jet-ski e resgatou a prancha de SUP.

“Estava com uma prancha pequena para o dia, as ondas quebravam com mais de cinco metros e o terral dificultava mais ainda o drop. A galera da remada estava usando pranchas de 10 pés pra cima. Só eles e o pessoal do tow-in conseguiram surfar. Mas amanhã irei com uma prancha maior”, conta Gustavo Costa.

Heloy Júnior, que já encarou a mundialmente conhecida (e temida) onda de Pea’hi, em Maui, Havaí, foi um dos destaques do dia:

“Foi um mostro! Estava muito conectado com o oceano nesse dia, surfou várias ondas com mais de 5 metros”, revela Gustavo Costa.

Participaram da sessão histórica Lapo Coutinho, Armando Daltro, Heloy Júnior, Luciano Dubiba, Maurício Abubakir, Eloy Lorenzo, Gustavo Kombi, Jeférson Goes, Afrânio Júnior e Pedro Lomanto.

Veja abaixo algumas imagens captadas pelas lentes de @_icarofotografias

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias