Publicidade:

Parceria envolve ações sociais e skate na Zona Leste de SP

Depois da ação “Se Joga”, que espalhou game art digital por seis semanas em São Paulo, a mostra PLAY! segue para a Zona Leste, mais especificamente para a Cidade Tiradentes.

+ Filme brasileiro de skate vence melhor longa em mostra na França
+ “Moving Meditation” e o skate contra a discriminação racial


O mês de outubro reserva uma série de atividades no espaço do Love CT – Inclusão e Resgate Skateboarding. Trata-se de um projeto social que, desde 2010, ensina valores para a vida por meio da prática do skate.

Coletivo Coletores. Foto: divulgação

Serão três workshops voltados aos jovens de 12 a 18 anos, interessados em arte, tecnologia, vídeo, animação, jogos e skate. O resultado do processo de criação irá se convergir numa intervenção colaborativa e videomapeada chamada “Pista Pixel: SK8 Mapping na Cidade Tiradentes”. Ela acontecerá na pista de skate “Praça 65”, nos dias 30 e 31 de outubro. 

Parceria envolve ações sociais e skate na Zona Leste de SP – Projeto Love CT.

Os seminários serão ministrados pelo Coletivo Coletores, que atua com arte e intervenção urbana e tem como proposta inserir a cidade como suporte para suas ações, a partir de conceitos como arte e jogo.  

O mês de outubro contará com os seguintes workshops:

Videomaker para Skate – de 4 e 6 de outubro, das 14h às 17h: O workshop introduz aos participantes diferentes formas de registrar, processar e divulgar as sessões de skate através das “vídeo partes” que são coletâneas de manobras e locais da cidade, que apresentam o lifestyle do atleta. Este workshop se designa para skatistas e interessados em produção de vídeos para internet. Serão abordadas as técnicas mais comuns de captação, ferramentas de edição e dicas de equipamentos.

Inscrições aqui

Animação – de 11 e 13 de outubro, das 14h às 17h: Os participantes serão estimulados a conhecer a linguagem da animação quadro a quadro, utilizando a ferramenta mobile Flipaclip. Narrativas multimídia serão ensinadas, tais como a animação de desenhos, ilustrações, fotografias e textos. Como dinâmica para este workshop, será trabalhada a técnica de rotoscopia (intervenção visual frame a frame de um vídeo já existente). Serão utilizados vídeos de sessions de skate da comunidade Love CT assim como vídeos de skate dos participantes. Ao final os materiais irão compor a intervenção visual na pista de skate e serão base para a oficina de VJ.

Inscrições aqui.

VJ, de 18 e 20 de outubro das 14h às 17h: O trabalho do VJ tem alcançado mais espaços no mundo do entretenimento, da arte e do universo corporativo, afinal, é uma linguagem dinâmica e interativa. Os participantes terão a oportunidade de compreender o trabalho de um profissional que atua com imagens projetadas e/ou processadas ao vivo. 

Serão apresentadas as principais ferramentas para projeção, assim como as diferentes áreas dentro do universo VJ, como shows, eventos, intervenções e muito mais.

Inscrições aqui.

Parceria envolve ações sociais e skate na Zona Leste de SP

Endereços:

– Love CT Inclusão e Resgate – R. Barão Barroso do Amazonas, s / n – Guaianases, Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, CEP 08472-721

– Pista Skate Praça 65 – altura do nº 2.400 da Avenida dos Metalúrgicos, Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, CEP 08471-000

A produção é da Verve Cultural com patrocínio Facebook e realização da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo. 

Projeto incentivado através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais Pro-Mac.

Mostra PLAY! 

A Mostra PLAY! é a primeira exposição interativa de game arte a céu aberto no Brasil. Criada em 2013, ela explora a discussão das questões que permeiam os videogames e as relações pessoais na atual conjuntura social. Assim também, as obras audiovisuais promovem debates sobre a sociedade brasileira. A curadoria é de Marília Pasculli.

A estreia, em 2013 ocorreu no edifício Fiesp, na Av. Paulista. A Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp contou com os games gigantes Paulista Invaders – uma paródia do clássico Space Invaders, de 1978 – e Labirintos Invisíveis.  Na calçada em frente ao edifício, foi instalado o game LummoBlocks – baseado no jogo Tetris. As pessoas formavam enormes filas para jogar. As obras de arte não interativas como a Pixels Descolados – que evocava a estética do PacMan – também fez um enorme sucesso 

A segunda edição foi realizada na mesma localização. No entanto, a Alameda das Flores (do outro lado da Av. Paulista) serviu de base para o conteiner que centralizava alguns dos games interativos. Foram eles: Play Goal, um exercício de cobrança de pênaltis; Street Crosser, que desafiava os jogadores a atravessar uma avenida movimentada e Car Crush São Paulo, versão paulista do Candy Crush em uma troca de carros por docinhos.

Em setembro de 2021 a PLAY! voltou uma edição cápsula, intitulada “Se Joga!”. A mostra levou obras digitais de game arte para seis diferentes empenas da capital paulista. Participaram os artistas digitais Lígia Alonso, Homem Gaiola, Vini Fabretti e Leticia Pantoja.

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias