26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Para Surfe está fora das Olimpíadas de 2028

Em comunicado oficial publicado nessa quarta-feira, 12 de junho, a Associação Internacional de Surfe (ISA) externou sua frustração e decepção com a notícia de que o Comitê Organizador das Olimpíadas de Los Angeles 2028 (LA28) decidiu não propor a inclusão do Para Surfe como um novo esporte nos Jogos Paralímpicos.

Agradecendo a consideração dada pelo LA28 ao Para Surfe e a oportunidade de demonstrar o valor desse esporte no cenário paraolímpico, a entidade reforçou que acredita fortemente no valor da modalidade, nas conquistas dos para-surfistas e na crescente universalidade e apelo do surf.

+ Dream Challenger: Taiu promove Tour de surf adaptado

Reafirmando que continuará promovendo e desenvolvendo o Para Surfe, o comunicado diz que a ISA aguarda ansiosamente para trabalhar com o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) na continuação da defesa da inclusão do Para Surfe nos Jogos Paralímpicos de 2032 em Brisbane.

“Estamos, naturalmente, desapontados com essa notícia, mas como surfistas, quando perdemos uma onda, viramos e remamos com a mesma intensidade para a próxima, e faremos o mesmo agora com a esperança de ver o Para Surfe incluído em Brisbane em 2032”, declarou o Presidente da ISA, Fernando Aguerre.

No mesmo comunicado, a ISA confirmou que prosseguirá com a organização e realização anual do Campeonato Mundial de Para Surfe da ISA, seus programas especializados de treinamento e instrução em Para Surfe, promovendo a inclusão para o público mais amplo possível.

“Os para-surfistas são atletas incríveis, cheios de esperança e resiliência diante dos desafios da vida. Nos inspiramos no amor deles por este esporte e reafirmamos nosso compromisso com eles e com este esporte. Assim como aconteceu com o surfe olímpico, continuaremos a defender e promover o Para Surfe como merecedor de um lugar no mais alto palco do para-esporte – os Jogos Paralímpicos.”, finaliza Aguerre.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias