Surf é um esporte bastante subjetivo e isso inclui também a classificação de ondas. No entanto, quando um surfista experiente, como é o caso do havaiano Koa Rothman, seleciona quais são as ondas mais perigosas em sua opinião, vale a pena prestar atenção.
Nascido e criado em Pipeline, Havaí, Koa já passou apuros em Cloudbreak, surfou Teahupo’o gigante e sofreu uma lesão séria enquanto desafiava um temido slab australiano, entre outras empreitadas no universo das chamadas “ondas de consequência”. Ou seja, podemos dizer que o cara sabe o que está dizendo.
Em seu mais recente vlog Rothman, revela sua lista das cinco ondas mais perigosas do mundo e por que elas se qualificam como tal.
Ele também compartilha alguns fatos interessantes no vídeo, como o que faz as ondas quebrarem da maneira como o fazem e qual local de surfe já causou mais fatalidades.
“Todas poderiam ser a número 1 (a mais perigosa), mas acredito que alguns detalhes fazem a diferença“, diz Koa Rothman. Segundo o havaiano, as ondas são: Pipeline, Mavericks, Teahupo’o, Jaws e Nazaré. Os motivos, ele explica no vídeo abaixo, bem como porque deixou de fora da lista: Zicatela, Shipstern, The Right, Waimea, Cloudbreak e Cortes Bank. Assista: