Após nove anos anos de pausa, o campeonato mundial de surf máster da ISA voltará a ser realizado em 2022.
A informação foi divulgada por autoridades do Panamá, país sede da competição, em coletiva de imprensa. O Mundial será realizado em junho, na famosa onda de Bocas Del Toro.
Participaram da coletiva o administrador da Autoridade de Turismo do Panamá (ATP), Iván Eslkidsen; o diretor do Instituto de Esportes do Panamá (PANDEPORTES), Héctor Brands; o presidente da Associação de Surf do Panamá, Roger Castillero; o presidente da International Surf Association (ISA), Fernando Aguirre; o presidente da Bocas Surf Crew, Bolívar Solís; e o presidente da Surf Box INC. Todos assinaram um memorando de entendimento para a realização do Mundial.
Entre as metas a serem cumpridas com a realização do evento está o fomento ao turismo local e gerar lucros com isso. Estima-se que o campeonato terá um impacto direto de 1 milhão de dólares na comunidade local.
Veja também:
+ Chegada de ciclone abre 2022 com mar clássico em Kirra
+ Kolohe Andino fecha patrocínio com a O’Neill
+ Quem é Lucca Mesinas, o peruano que recolocou seu país na elite mundial do surf
Segundo presidente da ISA, Fernando Aguerre, o Mundial contará com a participação de nomes consagrados do cenário internacional.
Esta não é a primeira vez que o Panamá é sede de eventos da ISA. Em 2012 Playa Venao recebeu o Mundial de Juniores. No ano seguinte, foi a vez de Santa Catalina receber o ISA World Surfing Games.
Já a última edição do Mundial Máster de Surf da ISA foi realizada em 2013, em Montañita, no Equador, onde Greg Emslie, Layne Beachley e Sunny Garcia foram alguns dos campeões das várias categorias em disputa na competição.
Agora, nove anos após a última edição, será a vez de Bocas de Toro a receber o evento.