Os organizadores do Capitulo Perfeito, um evento de um dia só para convidados em Portugal, decidiram tornar a nona edição de evento anual alimentado por carbono neutro, e, para tanto, comprometeram-se em conservar a Amazônia peruana.
O evento acontece hoje, terça-feira, 28, na praia de Carcavelos, em Portugal.
Acompanhe ao vivo:
“Ao trazermos para Portugal alguns dos melhores tube riders de todos dos quatro cantos do mundo, sabíamos que nossa pegada de carbono seria significativa”, disse o organizador Rui Costa ao site TheInertia.com.
Veja também:
+ Adriano de Souza e Bruninho Santos convidados para Capitulo Perfeito em Portugal
+ Koa Rothman é pego dentro de recife seco
+ John John Florence lança nova edição com Jack Johnson e Lee Perry
“Tornou-se decisivo para nós reverter o impacto ambiental gerado pelo nosso evento, encontrando formas compensatórias de preservação do planeta e, por extensão, dos oceanos, que é onde decorre o Capítulo Perfeito e a casa partilhada de todos nós, surfistas.”
Para isso, a Perfect Chapter associou-se à Reflora Initiative, uma startup ambiental “comprometida em calcular, reduzir e compensar a pegada de carbono dos seus parceiros”.
Isso significa que eles pegam todo tipo de informação sobre as emissões produzidas pelo campeonato e descobrem uma maneira de compensá-las.
Então, o que exatamente eles estão fazendo para neutralizar as pegadas de carbono?
Nas próximas três décadas, eles se comprometeram a ajudar na conservação de uma faixa da Amazônia peruana.
Eles farão parte de um projeto que visa proteger cerca de 320 milhões de árvores, facilitar o cultivo de florestas sustentáveis, financiar programas de pesquisa que avaliam a flora e a fauna locais, doar tecnologia e equipamentos destinados à preservação e proteção da floresta, financiamento de treinamento certificado em manejo de fogo e cultivo florestal que beneficiará mais de 400 famílias locais.
O Capítulo Perfeito também está pedindo aos patrocinadores que descartem o uso de materiais publicitários à base de plástico. Os troféus dos vencedores, sempre incrivelmente trabalhados, são feitos à mão a partir de troncos.
No dia do campeonato será feita uma limpeza na praia, todos os resíduos serão devidamente separados e preparados para reciclagem. Todos os excedentes de alimentos serão doados a organizações locais em um esforço para reduzir o desperdício de alimentos.