Ondas gigantes colocam o Havaí em estado de alerta. O NOAA (National Oceanic and Atmospheric Agency), serviço de previsão metereológica nacional dos Estados Unidos, emitiu um comunicado colocando trechos costeiros do arquipélago havaiano em estado de alerta para potenciais inundações de estradas e destruição de propriedades costeiras, a partir da madrugada de quinta-feira. Com isso o Hurley Sunset Beach Pro segue adiado e só deverá ter chances de ser iniciado a partir do próximo sábado.
“Um swell significativo e extra grande de noroeste (320 graus) vai chegar esta noite e crescer rapidamente atingindo a cadeia de ilhas na quinta-feira. Este swell elevará as ondas acima do Aviso de Ondas Altas ao longo da maioria das costas expostas para norte e oeste. São esperadas ondas muito fortes, de 35 a 45 pés, e poderosas correntes. As ondas que quebram nas entradas dos canais podem tornar a navegação perigosa. Inundações costeiras são aguardadas durante períodos de maré alta, na quinta e sexta-feira à noite. Devem ser feitos preparativos para a ameaça de inundações costeiras à medida que a água do oceano corre para praias e potencialmente impacta propriedades costeiras e estradas”, avisa o comunicado.
Quando esse swell foi inicialmente detectado, dias atrás, surgiu a esperança de que o Eddie Aikau Big Wave Invitational, o campeonato de ondas grandes mais prestigioso do mundo, viesse a ser realizado em Waimea Bay, na costa norte de Oahu. Competidores chegaram a ser avisados, mas assim que ficou claro que os ventos seriam desfavoráveis, soprando predominantemente do quadrante oeste, a possiblidade foi abandonada. Dessa maneira, a semana, que começou com o mar calmo demais, termina com águas agitadas em excesso.
+Previsão indica Sunset enorme para o Hurley Pro, mas com ventos errados.
Assim mesmo, a WSL segue otimista com as chances de boas ondas para a segunda metade do período de espera do Hurley Sunset Beach Pro, de 12 a 22 de fevereiro. O renomado surfista de ondas grandes havaiano, Kai Lenny, um dos convidados do evento, postou na sua página no Instagram uma entusiasmada análise pessoal da previsão a partir de sábado, ressaltando a probabilidade do evento ser disputado nas melhores condições dos últimos tempos, com os famosos picos de oeste de Sunset proporcionando momentos épicos.
Onda não vai faltar, mas tudo vai depender dos ventos se encaixarem. Por ser um arquipélago isolado no meio do oceano Pacífico, o Havaí está sempre sujeito a mudanças súbitas e radicais de condições climáticas, e por mais avançados que sejam os atuais serviços de previsão de ondas, só mesmo acordando e checando o mar a cada dia para saber se o evento irá acontecer. Enquanto isso, ao menos nos próximos dois dias, quem está no North Shore, deve se precaver para não tomar nenhum prejuízo com as ondas que irão entrar hoje à noite, com potencial de causar destruição nos trechos mais expostos da costa.