23.1 C
Hale‘iwa
sábado, 13 abril, 2024
23.1 C
Hale‘iwa
sábado, 13 abril, 2024

John John Florence e Moana Jones Wong vencem o Vans Pipe Masters 2023

Após três dias de competição chegou ao fim o Vans Pipe Masters 2023 com a vitória dos locais de Pipeline, John John Florence e Moana Jones Wong. O evento teve sua abertura em condições épicas, mas, ao longo dos dias, a mudança na direção do swell e a entrada do vento maral prejudicaram bastante o mar.

Diferentemente dos campeonatos de surf habituais, o Vans Pipe Masters adota um formato de classificação sem eliminações, consistindo em três rodadas distintas.

Os surfistas buscam acumular três pontuações ao longo das rodadas para se posicionarem entre os quatro primeiros e avançarem para a final realizada na última terça-feira, onde três juízes atribuiram pontuações individuais de até 10 pontos para cada onda surfada, somando um máximo de 30 pontos.

O total possível para um surfista, com base nas três melhores ondas, é 90 pontos. Na final, os quatro melhores surfistas do masculino e feminino competiram com base nas três melhores ondas de cada um, com a pontuação máxima novamente de 90 pontos, considerando o máximo de 30 pontos por onda.

No masculino, John John Florence conquistou sua segunda vitória no evento em uma final 100% havaiana, superando os compatriotas Makana Pang (segundo colocado), Seth Moniz (terceiro) e Billy Kemper (quarto). Em uma breve entrevista após a vitória, John John compartilhou a dificuldade de encontrar as ondas desejadas, mas expressou sua felicidade por ter vencido:

Foi difícil encontrar as ondas; eu queria ter uma boa batalha com todos, mas estou feliz por ter ganhado“, disse o campeão logo após sair da água.

A final, inicialmente prevista com a presença do sul-africano Mikey February, foi alterada pela performance surpreendente de Makana Pang, que assegurou sua vaga na final 100% havaiana na penúltima série do dia.

Já na competição feminina, Moana Jones Wong acumulou 49,30 pontos, deixando para trás Molly Picklum (segunda colocada), Carissa Moore (terceira), que então liderava a corrida pelo título, e Erin Brooks (quarta). Moana agradeceu a Deus e às ondas de Pipeline por concederem as condições ideais, destacando a felicidade e gratidão pela conquista: “Obrigado a Deus e a Pipe por enviar as ondas que eu quero“, declarou.

Quatro brasileiros participaram da competição: Bruno Santos, Mateus Herdy e Lucas Chianca, entre os homens, e Anne dos Santos entre as mulheres. Herdy foi o melhor colocado brasileiro no Vans Pipe Masters 2023, encerrando sua participação na 20ª colocação entre os 40 competidores . Lucas Chianca terminou em 26º e Bruno Santos em 28º. No feminino, Anne dos Santos foi a 13ª colocada entre as 20 mulheres.

Highlights das finais:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias