Finalmente parece que o El Niño vai oficializar sua chegada nas areias brasileiras. E, se você acompanha os sites de previsão de ondas e os avisos meteorológicos, já deve saber que a Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou, na manhã desta segunda-feira, 12/6, um alerta para a possibilidade de ressaca marítima em todo litoral paulista.
São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, no Litoral Norte, estão entre as cidades atingidas pela ressaca, de acordo com a previsão.
Confira também:
+ El Niño: NASA identifica primeiros sinais do fenômeno climático
+ Laje da Jagua é a “Nazaré brasileira”, diz big rider
+ Entenda o que a praia faz com o seu cérebro
O alerta é válido das 12h de segunda até 12h da próxima quarta-feira, 14/6, quando a situação tende a se normalizar.
Por conta disso, o órgão estadual recomenda que moradores e turistas da região evitem a prática de esportes marítimos, como surfe, windsurfe e kitesurfe.
De olho nesta ressaca, HARDCORE falou, nesta segunda-feira, 12/6, com o big rider Thiago Jacaré. Ele nos conta a seguir detalhes sobre este big swell que, segundo o próprio, sela a chegada do El Niño em terras tupiniquins. Confira o relato.
“Faz 15 dias que monitoramos esse swell. Ontem deu 32 graus, estamos junho, é véspera da entrada do inverno, a água do mar ainda está quente.
Apesar de a gente ter surfado um grande swell nesse ano, que provavelmente foi um dos maiores da história do Brasil, pegamos Cardoso e laje Jagua gigantescos; esse tinha sido o único big swell do ano.
Teve uma outra coisa: esse ano não veio tainha; quando não vem tainha, é porque ainda não chegou a temporada das grandes ondulações, esse está sendo um ano meio atípico, estamos no El Niño, a impressão é que até agora, ele não está ‘mostrando sua cara’…
Uma pena que vão ser vários dias de vento sul. O mar subiu bastante aqui, já tem ondas de 2 metros na costa; vai dar muita onda, estamos com expectativa de pegar a Laje da Jagua.
Faz muito tempo que não temos essa magnitude de consistência de entrada de swell com vento sul. A princípio a realidade dos gráficos é boa.
Creio que será um swell bem impactante para o país; muitas ondas nos litorais Sudeste e Norte, entre Maresias e Rio de Janeiro, e temos expectativa muito boa para a praia da Silveira na quarta-feira, 14/6.
O mais legal disso sabe o que é? Estamos monitorando o swell aqui na laje da Jagua, que já está espumando, e o frio chegou, o inverno chegou com tudo.
Não dá nem pra ficar na rua de tanto frio, pode ter certeza que essa é a abertura de portas do El Niño, creio que vai dar muita onda até o final do mês, estou monitorando de 15 dias em diante, e o gráfico não baixa.
A equipe Jagua Boys está de prontidão pra encarar as grandes ondas no sul do Brasil.”
Acompanhe os desdobramentos deste big swell aqui em www.HARDCORE.com.br.
- Foto de abre: Ana Catarina / if15.com.br