26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Nova tecnologia de piscinas de ondas leva surf para lagos

Uma nova tecnologia de piscinas de ondas, chamada Unit Surf, está sendo testada em um lago nos arredores de Milão, na Itália. A inovação é capaz de criar ondas estacionárias em qualquer corpo de água doce grande o suficiente.

A tecnologia se destaca por sua inspiração no fenômeno natural do salto hidráulico, que cria ondas estáticas de maneira sustentável, como as ondas de rios na Baía de Waimea, no Havaí, ou Eisbach em Munique, na Alemanha. Desenvolvida para ter um impacto ambiental mínimo, a criação pode ser instalada em qualquer lago que tenha o tamanho adequado.

“A UNIT Surf Pool é inspirada em uma ocorrência encontrada na natureza chamada fenômeno do salto hidráulico. Quando esta maravilha hidráulica ocorre, o resultado é uma onda estacionária espetacular em águas profundas que é incrivelmente divertida de surfar.”, informa a descrição da tecnologia.

O californiano skimboarder profissional, Blair Conklin, viajou para a Itália para testar essa nova tecnologia. Em um vídeo postado no canal do YouTube Skim Kids, Conklin descreveu sua experiência surfando as ondas do Wakeparadise, o parque de surf localizado próximo ao aeroporto de Linate, na Itália.

“Nessas ondas, você precisa mesmo ir de borda a borda. Não dá pra ficar muito tempo na base. Se você cair muito pra trás, a onda vai te jogar pra fora. É uma onda legal, fácil de pegar”, disse Conklin.

Em comparação com outras configurações de geração de ondas, a Unit Surf conta com ondas menores, menos opções e não tem tubo. No entanto, o diferencial está em sua sustentabilidade e menor pegada ecológica, uma vez que ocupa muito menos espaço.

+ Para Surfe está fora das Olimpíadas de 2028

Boom das tecnologias de piscinas de ondas

A Unit Surf é uma das muitas tecnologias que surgiram após a inauguração do Surf Ranch de Kelly Slater em 2015, que deu início a uma revolução no campo das piscinas de ondas. Desde então, diversas empresas têm competido para dominar o mercado, desenvolvendo diferentes sistemas de geração de ondas.

Aparentemente, essa nova tecnologia pode ser uma solução mais fácil de se instalar em qualquer lago, até mesmo no sítio de algum surfista, proporcionando uma diversão caseira. Claro que há a questão do custo, mas se um grupo de amigos dividir as despesas, ou se for instalada em conjunto com um restaurante ou bar para ajudar a financiar, a Unit Surf pode se tornar uma realidade mais acessível.

Para aqueles interessados em conhecer a estrutura, o Wakeparadise em Milão já está aberto para visitas e serve como um exemplo prático do potencial da inovação. O vídeo completo da experiência de Blair Conklin pode ser assistido abaixo:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias