27 C
Papeete
quarta-feira, 24 julho, 2024
27 C
Papeete
quarta-feira, 24 julho, 2024

Mundaka: rainha do País Basco desperta

Mundaka, conhecida como a rainha do País Basco, é por muitos considerada a melhor onda da Europa.

Situado na Província de Biscaia, na comunidade autônoma do País Basco, norte da Espanha, a onda de Mundaka é muito frequentada por surfistas há mais de 40 anos.

Suas esquerdas perfeitas, longas e tubulares são icônicas, tanto pela sua qualidade, quanto pela paisagem na qual estão inseridas.

A onda quebra tendo como cenário a cidade centenária de Mundaka, cuja origem é tão antiga que não se sabe ao certo a data de sua fundação, mas, se supõe que foi no século XV, época dos primeiros relatos históricos sobre a vila.

veja também:

+ Cultura Oceânica é tema de evento internacional em Santos 

Pan-American Soul 2022: Puerto Bombástico

Irlandês cria mapa com coordenadas GPS para centenas de ondas na Califórnia e Havaí

Já o surf teve seu início em Mundaka nos anos 1970, com a chegada dos primeiros surfistas e nos anos seguintes a onda se tornou muito famosa e ganhou o título de rainha do país Basco.

No entanto, no início dos anos 2000, após um trabalho de dragagem do canal de Mundaka, a onda praticamente desapareceu, chegando a ser declarada “extinta”. Felizmente, no final da década, o pico voltou a funcionar, ainda que com bem menos constância do que no passado.

Portanto, quando a previsão aponta que a rainha do País basco irá funcionar, o crowd não perde tempo e fica à postos.

E foi exatamente o que aconteceu no dia 28 de setembro. As ondas quebraram fortes e não faltaram tubos para fazerem a alegria dos locais. Um espetáculo que faz jus à fama dessa incrível onda. Assista ao vídeo:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias