Mundaka, conhecida como a rainha do País Basco, é por muitos considerada a melhor onda da Europa.
Situado na Província de Biscaia, na comunidade autônoma do País Basco, norte da Espanha, a onda de Mundaka é muito frequentada por surfistas há mais de 40 anos.
Suas esquerdas perfeitas, longas e tubulares são icônicas, tanto pela sua qualidade, quanto pela paisagem na qual estão inseridas.
A onda quebra tendo como cenário a cidade centenária de Mundaka, cuja origem é tão antiga que não se sabe ao certo a data de sua fundação, mas, se supõe que foi no século XV, época dos primeiros relatos históricos sobre a vila.
veja também:
+ Cultura Oceânica é tema de evento internacional em Santos
+ Pan-American Soul 2022: Puerto Bombástico
+ Irlandês cria mapa com coordenadas GPS para centenas de ondas na Califórnia e Havaí
Já o surf teve seu início em Mundaka nos anos 1970, com a chegada dos primeiros surfistas e nos anos seguintes a onda se tornou muito famosa e ganhou o título de rainha do país Basco.
No entanto, no início dos anos 2000, após um trabalho de dragagem do canal de Mundaka, a onda praticamente desapareceu, chegando a ser declarada “extinta”. Felizmente, no final da década, o pico voltou a funcionar, ainda que com bem menos constância do que no passado.
Portanto, quando a previsão aponta que a rainha do País basco irá funcionar, o crowd não perde tempo e fica à postos.
E foi exatamente o que aconteceu no dia 28 de setembro. As ondas quebraram fortes e não faltaram tubos para fazerem a alegria dos locais. Um espetáculo que faz jus à fama dessa incrível onda. Assista ao vídeo: