Certamente, esta quinta-feira (8/09), é um daqueles grandes dias para a história do surf brasileiro. Isso porque, Filipe Toledo levou a bandeira verde e amarela mais uma vez para o topo do Circuito Mundial de Surf da WSL.
Leia mais:
+ Filipe Toledo é campeão mundial de surf
+ WSL Finals: “Baboseira as pessoas questionarem se é justo ou não”, diz Alex Guaraná
+ Filipe Toledo: “Muitas pessoas não fariam 5% daquilo que a gente faz”
Com uma foto de um frame da transmissão logo após a definição do título, o tricampeão mundial Gabriel Medina comemorou a conquista do compatriota, Filipe Toledo – que alcançou o feito pela primeira vez na carreira.
“Bem vindo ao clube Filipe Toledo”, escreveu Medina sobre o título de 2022, em um story do seu Instagram. “World Champ Baby”, [Campeão mundial bebê, em tradução para o português], completou a postagem. Veja abaixo:
O tricampeão Gabriel Medina disputou apenas 3 etapas do CT (Championship Tour) 2022. A primeira metade do ano, ele se afastou para cuidar da saúde mental e depois retornou às competições para a metade do Circuito Mundial.
Em G-Land e El Salvador, Medina foi bem e ficou em terceiro lugar, mas durante o Saquarema Pro, evento que aconteceu em junho no Brasil, ele acabou por lesionar o ligamento colateral medial do joelho esquerdo.
Apesar de já ter voltado às sessões de freesurf, Gabriel segue se recuperando da lesão e deve retornar para a briga da WSL pelo título mundial de 2023.
De qualquer forma, a tempestade brasileira anda mais forte do que nunca, com diversos atletas em destaque, como por exemplo Filipe Toledo e Italo Ferreira – é claro – e também Miguel Pupo e Samuel Pupo.
O título mundial de Filipe Toledo
Após uma incrível campanha ao longo do ano, Filipe Toledo se classificou para o WSL Finals em primeiro lugar no ranking da WSL e, portanto, só disputou a final.
A decisão aconteceu contra o brasileiro, campeão mundial e campeão olímpico, Italo Ferreira, que – bem diferente de Toledo – se classificou para o WSL Finals em quarto lugar. Até chegar a final, Italo teve de eliminar Kanoa Igarashi, Ethan Ewing e Jack Robinson.
A final 100% brasileira foi disputada dentro do formato “melhor de três”, com Filipe e Italo se enfrentando duas vezes. Apesar de muito disputadas, Toledo venceu as duas primeiras baterias, confirmou o favoritismo e garantiu o primeiro título mundial da sua carreira. Para o Brasil, a vitória foi dupla com nomes nos dois lugares mais altos do pódio.
Confira o resultado de todas as baterias do WSL Finals aqui.