26 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024
26 C
Papeete
sexta-feira, 19 julho, 2024

Filipe Toledo é campeão mundial de surf

Filipe Toledo é campeão mundial de surf! Brasileiro, “cria de Ubatuba”, conquistou seu primeiro título após uma final histórica contra seu compatriota Italo Ferreira.

A final foi disputada dentro do formato “melhor de três”, com Filipe e Italo se enfrentando duas vezes. Apesar muito disputadas, Filipe venceu duas primeiras baterias e garantiu o título.

A primeira rodada da finalíssima foi disputada com o mar mexido. Filipinho começou decidido a resolver cedo a bateria. Fez 7,50 na primeira onda, com belas rasgadas, e 6,50 na segunda. Isto porque caiu e viu a prancha voltar no seu rosto, em lance que assustou o público, mas sem consequências. Ítalo buscou as esquerdas e conseguiu um 6,00 na segunda onda.

Veja também:

8x Stephanie Gilmore! Australiana é campeã e faz história em Trestles

Com 15 minutos no relógio, Filipinho foi somando manobras em uma onda média e levou 7,63. Na sequência, Italo fez um 8,00 e voltou para a bateria, mas ainda precisava de 7,13 para virar. Pegou uma direita com 11 manobras, espremendo até o fim, mas ficou com 6,97. Na reta final, Toledo tinha a prioridade e marcou bem o adversário.

Filipe Toledo é campeão mundial de surf
O ‘Brabo’ Italo Ferreira fez uma campanha incrível nesta quinta-feira e deu muito trabalho à Filipe na final. Foto: Beatriz Ryder/ World Surf League)

Na segunda bateria, ao contrário da primeira, o começo foi bastante equilibrado, com Ítalo construindo suas notas desde os primeiros momentos. Fez 6,33 já na segunda onda, enquanto Filipinho conseguiu um 5,17 e um 5,67 na sequência. Na terceira onda, maior e com mais parede, Toledo rasgou diversas vezes e conquistou um 7,83.

Ítalo respondeu com um 4,90 na sua quarta onda e entrou nos últimos dez minutos precisando de um 7,18. Foi então que os dois surfistas pegaram a mesma onda, cada um para um lado. Ítalo, para a esquerda, deu dois aéreos e uma rasgada, levando 8,60. Filipinho, para a direita, deu várias rasgadas e fez 8,67. Com isso, Italo precisava de 7,91 no último minuto, mas a onda salvadora não veio.

Com o resultado, Filipe Toledo é campeão mundial de surf pela WSL em 2022! Este é também o sexto título brasileiro na história. Filipinho agora junta-se à Gabriel Medina, Adriano de Souza e Italo Ferreira.

Reportagem completa AQUI.

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias