Publicidade:

Mateus Herdy é o destaque da abertura do Saquarema Surf Festival

O Saquarema Surf Festival em memória a Leo Neves, apresentado pela Prefeitura de Saquarema, abriu o Quiksilver Pro QS 3000 na terça-feira, com um show de surfe nas boas ondas da Praia de Itaúna.

Na última bateria do dia, o catarinense Mateus Herdy usou os aéreos para bater todos os recordes, somando notas 8,50 e 7,50. O surfista patrocinado pela Quiksilver, superou as marcas dos outros destaques do dia, o local de Saquarema, Raoni Monteiro, Gabriel André e Felipe Alves.

Acompanhe ao vivo – AQUI.

Foram realizadas 24 baterias, até a metade da segunda fase do Quiksilver Pro QS 3000, que continua a partir das 8h00 da quarta-feira na Praia de Itaúna. No terceiro dia, também será iniciado o Roxy Pro QS 3000 feminino, tudo ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Mateus abriu sua bateria voando num aéreo full rotation incrível, que valeu nota 7,50. Depois, pegou outra direita que armou a rampa para repetir o giro completo no ar, ainda mais alto e com maior amplitude, para se tornar o recordista absoluto do Quiksilver Pro QS 3000, somando nota 8,50 na vitória por 16,00 pontos.

O catarinense ainda não tinha surfado no mar gelado de Itaúna, pois sua bagagem e suas pranchas foram extraviadas e só chegaram em Saquarema na terça-feira.

O catarinense é uma das promessas da nova geração brasileira e está na briga direta por vagas para a elite do World Surf League Championship Tour de 2022, que serão decididas no evento que começa no dia 25 deste mês no Havaí.

Veja também:

+ Julian Wilson reaparece surfando de biquilha

+ Lee-Ann Curren lança ‘Cadavre Exquis’

+ Lago Superior: a melhor onda de água doce do mundo?

Mateus Herdy ganhou o título mundial Pro Junior Sub-18 em 2018 e foi semifinalista da penúltima etapa do WSL Challenger Series 2021, o Quiksilver Pro France, subindo para o 17º lugar no ranking que classifica 12 surfistas para o CT 2022. O Saquarema Surf Festival é sua última parada antes da batalha final por um lugar na “seleção brasileira” da WSL.

Mateus estreou na bateria que fechou a terça-feira e foi uma das melhores do dia. A briga pela outra vaga para a terceira fase do Quiksilver Pro QS 3000 foi intensa e só decidida nas ondas surfadas nos últimos minutos.

Saquarema Surf Festival
Raoni Monteiro. Foto: Tony D´Andrea / 213 Sports

O surfista da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, José Eduardo, pegou boas esquerdas em Itaúna e se classificava em segundo lugar. O paulista Diego Aguiar apostou nos aéreos de backside nas direitas e estava em terceiro.

Já o peruano Miguel Tudela era o último, mas pegou uma boa direita para atacar forte de backside, com uma série de quatro pancadas verticais muito potentes que valeram nota 6,90. Com ela, eliminou os outros dois brasileiros.

LOCAL DE SAQUAREMA – Dos 128 participantes da etapa masculina do WSL Qualifying Series promovida pelo Saquarema Surf Festival, 80 estrearam na terça-feira e apenas 32 seguem na disputa do título na Praia de Itaúna. Foram realizadas um total de 24 baterias, as 16 da rodada inicial e as 8 primeiras das 16 da segunda fase.

Os únicos surfistas que ganharam os dois confrontos que disputaram, foram o local de Saquarema, Raoni Monteiro, o paulista Gabriel André, o paraibano Felipe Alves e o catarinense Heitor Mueller.

Raoni era muito amigo do homenageado pelo evento realizado pela 213 Sports, o bicampeão brasileiro Léo Neves, que também morava na Capital Nacional do Surf e faleceu em 2019, enquanto disputava uma bateria em um evento local nas mesmas ondas da Praia de Itaúna.

Mateus Herdy Saquarema Surf Festival
Gabriel André. Foto: Tony D´Andrea / 213 Sports

Raoni vem de um excelente resultado na outra etapa da WSL Latin America, encerrada no domingo em Florianópolis, onde também entrou na primeira fase e só parou nas quartas de final. Ele foi o primeiro a se destacar em Saquarema, encabeçando as listas de recordes do evento após sua segunda vitória, surfando as direitas de Itaúna.

OUTROS DESTAQUES – Logo após Raoni Monteiro derrotar três jovens surfistas, Amando Tenorio, Fernando Junior e Luan Wood, o paulista Gabriel André superou todos os seus recordes no confronto seguinte.

O guarujaense usou muita força nas manobras, para receber notas 8,25 e 7,00 na terceira bateria da segunda fase do Quiksilver Pro QS 3000. Estas marcas só foram superadas por Mateus Herdy, que aumentou os recordes de nota para 8,50 e o de pontos de 15,25 para 16,00.

O catarinense Niccolas Padaratz, filho do ex-top do CT, Neco Padaratz, passou junto com Gabriel André para a rodada de estreia das principais estrelas do Saquarema Surf Festival, na terceira fase do Quiksilver Pro QS 3000.

Na disputa seguinte, o paraibano Felipe Alves também superou as marcas do Raoni Monteiro. Ele recebeu nota 7,75 na melhor onda e totalizou 13,85 pontos, ficando em terceiro lugar nas listas de recordes do campeonato.

Alguns surfistas de outros países também avançaram para enfrentar os cabeças de chave do evento realizado em memória a Léo Neves e apresentado pela Prefeitura Municipal de Saquarema.

Os chilenos Leon De La Torre e Gustavo Dvorquez estrearam na quinta bateria da segunda fase, eliminando dois brasileiros que vieram classificados da rodada inicial. O uruguaio Sebastian Olarte barrou mais dois, para passar em segundo na bateria vencida por Matheus Navarro. E na última do dia, o peruano Miguel Tudela despachou mais dois no minuto final.

MAIS ESTREIAS – Na quarta-feira, mais 32 surfistas vão estrear no Quiksilver Pro QS 3000. Serão 16 entrando nas 8 baterias restantes da segunda fase, que ficaram para abrir o terceiro dia do Saquarema Surf Festival. Os outros fazem parte da lista dos 32 cabeças de chave da terceira e última rodada com 16 baterias.

As oito primeiras vão fechar a quarta-feira e nelas estão dois surfistas que já venceram etapas do WSL Qualifying Series em Saquarema, o catarinense Willian Cardoso campeão em 2010 e Alex Ribeiro na última em 2015.

Willian está na segunda bateria, junto com os igualmente experientes Raoni Monteiro e Hizunomê Bettero e o mais jovem, Renan Pulga. Alex entra na quarta, com o argentino José Gundesen e dois classificados na terça-feira, Felipe Alves e Niccolas Padaratz. Na oitava, que vai fechar o terceiro dia, estreia o cabeça de chave número 1 do Quiksilver Pro QS 3000, Yago Dora, contra Mateus Herdy, Krystian Kymerson e local de Saquarema, Arthur Máximo.

ROXY PRO QS 3000 – Entre as oito baterias restantes da segunda fase e as oito primeiras da terceira fase masculina, será dada a largada no Roxy Pro QS 3000. As 32 concorrentes ao título feminino, estão divididas em oito baterias na rodada inicial. Entre elas, três atletas que participaram da estreia do surfe nas Olimpíadas, esse ano no Japão, a peruana Daniella Rosas na primeira bateria, a equatoriana Dominic Barona na terceira e a brasileira Silvana Lima na oitava.

Todas as atenções também estarão voltadas para a jovem surfista patrocinada pela Roxy, Laura Raupp, que vai defender a liderança do ranking regional da WSL Latin America no Saquarema Surf Festival. A jovem catarinense, de apenas 15 anos de idade, surpreendeu ao vencer a primeira etapa do WSL Qualifying Series que disputou, encerrada no último domingo em Florianópolis. Laura está escalada na quinta bateria, com a peruana Sol Aguirre e duas brasileiras, Karol Ribeiro e Sol Carrion.

SAQUAREMA SURF FESTIVAL – QUIKSILVER PRO QS 3000:

HIGHLIGHTS DO DIA 2 DO SAQUAREMA SURF FESTIVAL:

RESULTADOS DA TERÇA-FEIRA NA PRAIA DE ITAÚNA:

PRIMEIRA FASE – 3.o=97.o lugar (60 pts) e 4.o=113.o lugar (24 pts):
1.a: 1-Caio Costa (BRA), 2-Amando Tenorio (BRA), 3-Kainan Meira (BRA), 4-Renan Rodrigues (BRA)
2.a: 1-Raoni Monteiro (BRA), 2-Ian Casal (BRA), 3-Luiz Mendes (BRA), 4-Martin Ottado (URU)
3.a: 1-Gabriel André (BRA), 2-Hedieferson Junior (BRA), 3-Thiago Meneses (BRA), 4-Belo Junior (BRA)
4.a: 1-Felipe Alves (BRA), 2-João Cypriano (BRA), 3-Juninho Malta (BRA), 4-Felipe Ximenes (BRA)
5.a: 1-Ricardo João (BRA), 2-Sebastian Olarte (URU), 3-Giuliano Arreyes (ARG), 4-Lucas Bezerra (BRA)
6.a: 1-Denisson Santos (BRA), 2-João Ferreira (BRA), 3-Valentin Neves (BRA), 4-Kayki Araujo (BRA)
7.a: 1-Lucas Isaias (BRA), 2-José Eduardo (BRA), 3-Facundo Arreyes (ARG), 4-Patrick Plachi (BRA)
8.a: 1-Miguel Tudela (PER), 2-Heitor Mueller (BRA), 3-Mariano Arreyes (ARG), 4-Arthur Alves (BRA)
9.a: 1-Luciano Brulher (BRA), 2-Noel De La Torre (CHL), 3-Glauciano Rodrigues (BRA), 4-Thiago Eduardo (BRA)
10: 1-Fabrício Rocha (BRA), 2-Caetano Vargas (BRA), 3-Samuel Igo (BRA), 4-Marcos Aurelio Alves (BRA)
11: 1-Daniel Adisaka (BRA), 2-Pericles Dimitri (BRA), 3-Pedro Araujo (BRA), 4-Pedro Amorim (BRA)
12: 1-Gabriel Ramos (BRA), 2-Theo Fresia (BRA), 3-Israel Junior (BRA), 4-Cauet Frazão (BRA)
13: 1-Yagê Araujo (BRA), 2-Rodrigo Saldanha (BRA), 3-Jannifer de Sousa (BRA), 4-Philippe Neves (BRA)
14: 1-Gustavo Henrique (BRA), 2-Thiago Guimarães (BRA), 3-Eric Bahia (BRA), 4-Luan Ferreyra de Assis (BRA)
15: 1-Daniel Templar (BRA), 2-Alan Jhones (BRA), 3-Samuel José Alves (BRA), 4-Wallace Vasco (BRA)
16: 1-Gustavo Borges (BRA), 2-Giovani Pontes (BRA), 3-Willian Feiden (BRA), 4-Murilo Brandt (BRA)

SEGUNDA FASE – entrada dos 32 pré-classifcados pelo ranking da WSL:
———3.o=65.o lugar (160 pts) e 4.o=81.o lugar (120 pts)
1.a: 1-Kauê Germano (BRA), 2-Hizunomê Bettero (BRA), 3-Caio Costa (BRA), 4-Ian Casal (BRA)
2.a: 1-Raoni Monteiro (BRA), 2-Amando Tenorio (BRA), 3-Fernando Junior (BRA), 4-Luan Wood (BRA)
3.a: 1-Gabriel André (BRA), 2-Niccolas Padaratz (BRA), 3-Alan Donato (BRA), 4-João Cypriano (BRA)
4.a: 1-Felipe Alves (BRA), 2-Igor Moraes (BRA), 3-Luan Carvalho (BRA), 4-Hedieferson Junior (BRA)
5.a: 1-Leon De La Torre (CHL), 2-Gustavo Dvorquez (CHL), 3-Ricardo João (BRA), 4-João Ferreira (BRA)
6.a: 1-Matheus Navarro (BRA), 2-Sebastian Olarte (URU), 3-Luan Hanada (BRA), 4-Denisson Santos (BRA)
7.a: 1-Heitor Mueller (BRA), 2-Krystian Kymerson (BRA), 3-Lucas Isaias (BRA), 4-Artur Silva (BRA)
8.a: 1-Mateus Herdy (BRA), 2-Miguel Tudela (PER), 3-José Eduardo (BRA), 4-Diego Aguiar (BRA)

SEGUNDA FASE DO QUIKSILVER PRO QS 3000:

———3.o=65.o lugar (160 pts) e 4.o=81.o lugar (120 pts)
9.a: Pedro Dib (BRA), Roberto Araki (CHL), Luciano Brulher (BRA), Caetano Vargas (BRA)
10: Ryan Kainalo (BRA), Mateus Sena (BRA), Fabricio Rocha (BRA), Noel De La Torre (CHL)
11: Santiago Muniz (ARG), Manuel Selman (CHL), Daniel Adisaka (BRA), Theo Fresia (BRA)
12: Vitor Ferreira (BRA), Deyvson Santos (BRA), Gabriel Ramos (BRA), Pericles Dimitri (BRA)
13: Pedro Neves (BRA), Felipe Oliveira (BRA), Yage Araujo (BRA), Thiago Guimarães (BRA)
14: Wesley Leite (BRA), Kim Matheus (BRA), Gustavo Henrique (BRA), Rodrigo Saldanha (BRA)
15: Luel Felipe (BRA), Pedro Bianchini (BRA), Daniel Templar (BRA), Giovani Pontes (BRA)
16: Cauã Costa (BRA), Douglas Silva (BRA), Gustavo Borges (BRA), Alan Jhones (BRA)

TERCEIRA FASE – entrada dos 32 principais cabeças de chave:
———3.o=33.o lugar (200 pts) e 4.o=49.o lugar (180 pts)

1.a: Caio Ibelli (BRA), Lucas Vicente (BRA), Kauê Germano (BRA), Amando Tenorio (BRA)
2.a: Willian Cardoso (BRA), Renan Pulga (BRA), Raoni Monteiro (BRA), Hizunomê Bettero (BRA)
3.a: Weslley Dantas (BRA), Robson Santos (BRA), Gabriel André (BRA), Igor Moraes (BRA)
4.a: Alex Ribeiro (BRA), José Gundesen (ARG), Felipe Alves (BRA), Niccolas Padaratz (BRA)
5.a: Ian Gouveia (BRA), Leandro Usuna (ARG), Leon De La Torre (CHL), Sebastian Olarte (URU)
6.a: Thiago Camarão (BRA), Leo Casal (BRA), Matheus Navarro (BRA), Gustavo Dvorquez (CHL)
7.a: Alejo Muniz (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Heitor Mueller (BRA), Miguel Tudela (PER)
8.a: Yago Dora (BRA), Arthur Maximo (BRA), Mateus Herdy (BRA), Krystian Kymerson (BRA)
9.a: Adriano de Souza (BRA), Lucas Chianca (BRA)
10: Michael Rodrigues (BRA), Eduardo Motta (BRA)
11: Alonso Correa (PER), Bino Lopes (BRA)
12: João Chianca (BRA), Marcos Correa (BRA)
13: Wiggolly Dantas (BRA), Marco Fernandez (BRA)
14: Samuel Pupo (BRA), Jessé Mendes (BRA)
15: Uriel Sposaro (BRA), Victor Bernardo (BRA)
16: Jadson André (BRA), Gabriel Klaussner (BRA)

PRIMEIRA FASE DO ROXY PRO QS 3000:
———3.a=17.o lugar (200 pts) e 4.a=25.o lugar (75 pts)

1.a: Daniella Rosas (PER), Marina Rezende (BRA), Isabelle Nalu (BRA), Yasmin Neves (BRA)
2.a: Naire Marquez (BRA), Arena R. Vargas (PER), Kemily Sampaio (BRA), Kiany Hyakutake (BRA)
3.a: Dominic Barona (ECU), Isabela Saldanha (BRA), Yanca Costa (BRA), Kayane Reis (BRA)
4.a: Summer Macedo (BRA), Coco Cianciarulo (ARG), Paloma Santos (BRA), Valeria Ojeda (VNZ)
5.a: Sol Aguirre (PER), Laura Raupp (BRA), Karol Ribeiro (BRA), Sol Carrion (BRA)
6.a: Julia Duarte (BRA), Sophia Medina (BRA), Bruna Carderelli (BRA), Larissa Santos (BRA)
7.a: Melanie Giunta (PER), Tainá Hinckel (BRA), Kalea Gervasi (PER), Pamella Mel (BRA)
8.a: Silvana Lima (BRA), Julia dos Santos (BRA), Monik Santos (BRA), Sophia Gonçalves (BRA)

* Por João Carvalho

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias