Mateus Herdy atropelou americano Eithan Osbourne na final na madrugada deste domingo (9) em Taiwan para tornar-se campeão mundial júnior

Por Redação HC

O brasileiro Mateus Herdy, de 17 anos, é o novo campeão mundial junior da WSL. Mateus venceu o Taiwan Open of Surfing, evento final da categoria, com um show no último dia nas ondas de Jinzun Harbour. Ele se junta a uma lista célebre, que inclui nomes como dos campeões mundiais Adriano de Souza, Gabriel Medina e Joel Parkinson.

Outros brasileiros também foram bem no campeonato. Samuel Pupo ficou na terceira colocação, derrotado apenas na semifinal pelo eventual vice-campeão, o norte-americano Eithan Osbourne. Eduardo Motta, de 16 anos, que participava pela primeira vez do campeonato, parou na quarta rodada, terminando o evento na 9ª colocação.

Veja também: Medina, Filipe ou Julian – quem vai ser o Campeão Mundial de 2018?

Mateus chegou ao título de maneira espetacular, com as melhores nota e média do campeonato na grande final. Em sua melhor onda, merecia uma nota 10 por uma série de manobras em uma direita que incluiu dois aéreos reverse, o primeiro com a mão na borda, o segundo sem, ambos completados com perfeição.

Se os juízes não acharam que valia a nota máxima (deram 9,77), Mateus já garantiu para si o título de melhor claim do ano ao fazer as contas e mostrar para os juízes quanto sua onda valia.

Vale a pena assistir o momento, tanto pela onda quanto pela comemoração de Mateus. Entre neste link, e passe o vídeo para os 17min30s (20min50s no relógio da bateria).

O título coroa um excelente final de ano para o jovem catarinense. Ele já havia ficado com o segundo lugar no Hawaiian Pro, em Haleiwa, na primeira etapa da Tríplice Coroa Havaiana. Com o resultado, ele chegou muito perto de ingressar na elite mundial, mas acabou dependendo de um resultado que não veio na Vans World Cup, em Sunset.

Resultados – Mundial Júnior

Final: Mateus Herdy (Bra) 18,37 x 11,67 Eithan Osbourne (EUA)

Sf1: Eithan Osbourne (EUA) 14,36  x 12,33 Samuel Pupo (Bra)
Sf2: Mateus Herdy (Bra) 16,27 x 13,90 Rio Waida (Idn)

Qf1: Samuel Pupo (Bra) 16,50 x 10,34 Cole Alves (Hav)
Qf2: Eithan Osbourne (EUA) 14,83 x 14,50 Te Kehukehu Butler (Aus)
Qf3: Rio Waida (Idn) 16,13 x 14,50 x Caleb Tancred (Aus)
Qf4: Mateus Herdy (Bra) 13,73 x 13,14 Yuji Nishi (Jap)

Imagem de capa: WSL/Jack Barripp