Análise de Petrobras confirmou que substância não é do Brasil, mas origem dos vazamentos ainda não foi identificada. Petróleo já atingiu 46 cidades em 8 estados

Por Redação HC

Manchas de petróleo cru começaram a se espalhar por toda a costa do Nordeste desde o começo de setembro ocasionando na morte de diversos animais marinhos, além da poluição dos mares e praias. A Petrobras analisou os resíduos e constatou que o material não é de origem brasileira, já que a estatal não produz petróleo cru. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) confirmou que já são 99 os pontos de contaminação no Nordeste, distribuídos entre 46 municípios de 8 estados.

Ainda segundo o Ibama, 9 tartarugas e uma ave bobo-pequeno foram imersas no óleo, sendo que apenas 7 morreram após entrarem em contato com o petróleo. A ave também não resistiu. Anna Carolina Lobo, gerente de programas marinhos da WWF-Brasil, ressaltou em entrevista a demora das autoridades para encontrar o foco do vazamento: “Um dos pontos que chamam mais a atenção neste caso é a fragilidade do sistema de fiscalização e monitoramento da costa, que está enfraquecido. Isso traz graves consequências e um dos reflexos são as manchas de óleo, que ninguém sabe de onde vem. Se tivéssemos fiscalização marinha, isso não aconteceria”.

Confira quantos locais foram atingidos em cada estado, segundo o Ibama:

  • Alagoas: 12 locais
  • Ceará: 6 locais
  • Maranhão: 9 locais
  • Paraíba: 16 locais
  • Pernambuco: 16 locais
  • Rio Grande do Norte: 41 locais
  • Sergipe: 4 locais

Agora, Ibama e Petrobras trabalham em conjunto para diminuir os danos causados pelo misterioso vazamento. A recomendação é que os banhistas não entrem em contato com o petróleo cru e que, caso algum animal marinho seja avistado com marcas do resíduo, o correto é não entrar em contato e acionar os respectivos órgãos ambientais da cidade.

Confira abaixo um vídeo feito por um morador de Itatinga, Maranhão, do resgate de uma tartaruga-marinha atingida pelo petróleo cru:

VEJA TAMBÉM:
– MULHER USA TÉCNICA INCRÍVEL PARA HIPNOTIZAR TUBARÕES; ASSISTA
CRISE CLIMÁTICA PODE ELEVAR NÍVEL DOS OCEANOS EM MAIS DE 1M ATÉ 2100, ALERTA ONU
NASA FAZ TESTES PARA VOLTAR À LUA E CONFINA 6 PESQUISADORES NO FUNDO DO OCEANO