25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
25 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Makua Rothman e Kelly Slater lamentam guerra em Gaza e relembram viagem a Israel

No último fim de semana, um conflito eclodiu entre Israel e a Palestina após a organização terrorista Hamas lançar um ataque de mísseis contra Israel, provocando uma violenta reação do governo israelense contra Gaza.

O conflito atrai a atenção de todo o mundo e com a comunidade do surf não seria diferente. O big rider havaiano Makua Rothman e o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater se manifestaram publicamente sobre o tema relembrando uma viagem ao país, em 2007, com Dorian “Doc” Paskowitz, o “pai” do surf israelense. O evento teve como fator mais marcante a união de israelenses e palestinos em uma sessão de surf conjunta para promover a paz através das ondas.

+ Picuruta Salazar e Ian Robert celebram a parceria em viagens de surf nas ondas perfeitas do Surfing Village

Rothman fez uma postagem em seu perfil no Instagram com um carrossel de imagens sobre a viagem. No primeiro vídeo, o havaiano diz olhando para a câmera: “É tudo sobre paz e amor. Eu acredito que se Deus e o Diabo estivessem na praia e as ondas estivessem bombando com 10 a 12 pés e tubulares, tenho certeza de que eles surfariam juntos.

Em outra imagem do carrossel, “Doc” Paskowitz celebra o encontro dizendo para a multidão durante um show: “Quero desejar a todos vocês Shalom Aloha!” e é fortemente ovacionado.

A legenda da postagem diz:

Em 2007, tive a oportunidade de viajar com @kellyslater e experimentar em primeira mão o que estava acontecendo na zona de conflito entre Israel e Palestina. Nossa missão era unir as pessoas dessas duas nações em guerra por meio do surfe e permitir que o oceano fosse o meio de conexão. O que testemunhei foi surpreendente. Quando chegamos, estava muito claro que havia dois grupos de pessoas diferentes, mas assim que os levamos para o oceano, tudo mudou dramaticamente. Era como se não houvesse problema algum entre essas pessoas. Por muito tempo, me perguntei por quê. Eventualmente, cheguei à conclusão de que quando há uma incerteza comum ou algo que exige a atenção total de ambos os lados, onde ambas as partes são confrontadas com o desconhecido, os seres humanos parecem trabalhar juntos, e os problemas que antes existiam deixam de existir, pelo menos naquele momento. Mahalo a Dorian “DOC” Paskowitz pela visão e a @reverendmonster @joshuapaskowitz @artrashkovan por torná-la realidade!”

Veja o post:

Slater respondeu nos comentários:

É devastador ver o que está acontecendo. Se envolver em uma guerra não é a maneira de experimentar a vida. Me sinto sortudo por termos experimentado Israel com Doc. Foi o desejo final dele que esse projeto continuasse e que as pessoas experimentassem a paz por meio do surfe.”

Ao que Rothman respondeu, lamentando: “Que experiência incrível foi! Tão triste ver o que está acontecendo.

Fonte: Surfer

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias