28 C
Papeete
domingo, 16 junho, 2024
28 C
Papeete
domingo, 16 junho, 2024

Mais de 200 pinguins mortos intrigam Litoral Sul de SP

Trezentos e sessenta e dois: esse é o total de animais marinhos que apareceram mortos em praias do Litoral Sul de São Paulo apenas nestes primeiros treze dias de agosto de 2018. A grande maioria – 212 pinguins-de-Magalhães – apareceu em Ilha Comprida, onde, no mesmo período do mês de agosto, apenas três animais mortos apareceram na praia.

“A maior parte deles [pinguins] teve interação com a pesca, ou seja, ficaram presos em redes de pesca. Conseguimos ver várias lesões e machucados nas nadadeiras que indicam isso”, explica Arícia Benvenuto, médica veterinária do IPeC (Instituto de Pesquisas de Cananéia), em entrevista à rede de televisão TV Tribuna.

“Mas esse foi um problema secundário, todos eles já estavam debilitados antes”, continua Benvenuto, que integra o grupo que está tentando entender a causa do fenômeno. Uma das hipóteses levantada pelos especialistas tem a ver com a idade dos pinguins – a maioria dos animais encontrados ainda não havia chegado à idade adulta.

Pinguim encontrado com vida passa por reabilitação no IPeC

Veja também: Tubarão sem fígado são mistério para pesquisadores na África do Sul

Segundo Arícia, pode acontecer de esses animais mais jovens do grupo se perderem durante movimentos de migração, como os que acontecem todos os invernos. Desorientados e com dificuldades para se alimentar, eles ficam mais vulneráveis.

Apesar do grande número de animais mortos, alguns foram encontrados ainda com vida, embora muito debilitados. O IPeC está recolhendo estes animais, que passarão por um processo de recuperação antes de serem devolvidos ao oceano.

São seis tartarugas verdes e mais alguns pinguins, que estão descansando antes de voltarem a ter contato com a água em tanques nos laboratórios do IPeC. A ideia é recuperá-los para que voltem ao seu habitat natural o mais rapidamente possível.

Veja também:

Cientistas desvendam mistério do Triângulo das Bermudas: ondas de 100 pés

Texto: Redação HC
Imagens: Divulgação/IPeC

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias