Publicidade:

Lucas Chianca e Maya Gabeira vencem o Nazaré Tow Surfing Challenge

Os brasileiros Lucas “Chumbo” Chianca e May Gabeira foram corados campeões do Nazaré Tow Surfing Challenge, campeonato de town-in realizado nesta quinta-feira (10) nas ondas da Praia do Norte.

Entre os homens, a vitória de Lucas Chianca não causou surpresa. Fazendo dupla com o português Nic von Rupp, Chumbo marcou sua melhor onda logo no início da competição: 8,33 (de 10 possíveis). Ambos os surfistas aumentaram suas pontuações na segunda bateria e Chianca seguiu puxando o limite do que se pensava ser possível em ondas gigantes quando lançou em um alley-oop alucinante em uma de suas ondas.

“Estamos super empolgados, temos uma conexão especial lá fora. Estamos sempre à procura das mesmas ondas e é por isso que acho que somos a combinação perfeita!” disse Chianca.

Lucas Chianca e Maya Gabeira Nazaré
Lucas Chianca. Foto: Laurent Masurel/ World Surf League)

É uma ótima oportunidade, sempre admirei Chumbo”, disse Von Rupp. “Ele é o cara que sempre supera seus limites, então é um prazer competir com ele.

Veja também:

Gabriel Medina pode voltar ao CT na etapa de G-Land

Petterson Thomaz surf em piscina de ondas pela primeira vez

SLS: Rio de Janeiro vai sediar Super Crown em novembro

Lucas Chianca ficou com os títulos de Melhor Performance Masculina e Melhor Performance de Equipe, desta vez em parceria com Nic von Rupp (POR).

Estou super empolgado por ter ficado com título de melhor desempenho e de melhor time com o Nic. Tínhamos essa conexão na água, essa foi a melhor parte. Não precisei dizer nada, ele estava escolhendo as ondas para mim e eu apenas me botava pra baixo e ele fez o mesmo, então foi o melhor”, disse Chianca.

Lucas Chianca e Maya Gabeira Nazaré
Maya Gabeira. Foto: Laurent Masurel/World Surf League)

Entre as mulheres a disputa foi acirrada pelo prêmio de Melhor Performance Feminina entre as brasileiras Michelle des Bouillons e Maya Gabeira, mas a experiência de Maya na Praia do Norte fez a diferença e a escolha das melhores ondas lhe assegurou o primeiro lugar na última bateria do dia.

Tem sido uma montanha russa!” disse Gabeira. “Foi um dia muito difícil, levamos uma surra no início da nossa primeira bateria e senti muita dor na coluna. Continuei surfando, mas estava um pouco sobrecarregada com o estresse. Vendo Justine se machucar pouco antes da minha bateria, depois Antonio (Silva) e agora Jamie (Mitchell), foi uma vibe difícil hoje. Estou muito feliz por ter Pierre (Rollet) no jet comigo hoje, ele arrasou”, elogiou a campeã.

Lucas Chianca e Maya Gabeira Nazaré
Justine Dupont se machucou na sua primeira bateria do dia. Foto: Laurent Masurel/ World Surf League)

Apontada como maior rival de Maya nas ondas de Nazaré, Justine Dupont (FRA) teve um destino infeliz em sua primeira onda, sendo pega pela espuma de uma onda enorme, ela feriu seu tornozelo esquerdo quando seu pé ficou preso na alça de sua prancha. Dupont foi incapaz de continuar surfando em sua bateria, encerrando cedo sua participação, bem como a de seu parceiro de equipe Tony Laureano (POR).

Michelle des Bouillons teve um desempenho impressionante, botando pra baixo em bombas com seu compatriota e parceiro Ian Cosenza (BRA).

Des Bouillons mostrou que o tempo investido em Nazaré surtiu efeito, e sua evolução nas ondas foi notória.

Rafael Tapia (CHI) e Jamie Mitchell (AUS) apresentaram performances sólidas, mas foi o compromisso e o preparo físico de Mitchell (ele é 10 vezes campeão mundial de paddleboard) que lhe garantiram a disposição necessária para continuar atacando as montanhas líquidas da Praia do Norte e receber o Prêmio de Atleta Mais Comprometido.

Nos minutos finais da última bateria do dia, Mitchell botor pra dentro de um tubo enorme de backside, mas acabou sendo pego pela onda, sofrendo um forte lesão nas costas e precisou ser encaminhado para exames no hospital onde permanece em observação.

Com a conclusão do Nazaré Tow Surfing Challenge, os melhores surfistas de ondas grandes do planeta voltam suas atenções para o Pacífico, onde será realizado o Jaws Big Wave Challenge, assim que um swell de grande proporção atingir Maui.

Campeões Nazaré Tow Surfing Challenge

Melhor equipe: Lucas Chumbo e  Nic von Rupp

Melhor performance Feminina: Maya Gabeira

Melhor Performance Masculina: Lucas Chumbo

Maior comprometimento: Jamie Mitchell

 

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias