27 C
Papeete
quarta-feira, 24 julho, 2024
27 C
Papeete
quarta-feira, 24 julho, 2024

Luana Soares está nas quartas do Uruguay Longboard Festival

São cinco as brasileiras nas quartas de final, com cinco defensores da bandeira verde amarela avançando para terceira fase do evento masculino

Mais de 50 longboarders de 8 países prestigiaram a estreia do Uruguay Longboard Festival apresentado por Corona no calendário da World Surf League (WSL). Todos os 39 participantes da categoria masculina e as 13 da feminina, já competiram nas boas ondas da quarta-feira na Playa Bikini, em Punta del Este. As quartas de final femininas foram definidas no primeiro dia e rolaram duas fases masculinas, que apontaram os 16 que seguem na disputa do título do evento que abre o Circuito Sul-americano de Longboard de 2024 da WSL South America.

Entre as duas fases da competição masculina, foi realizada a primeira fase feminina, já valendo classificação para as quartas de final. A peruana Maria Fernanda Reyes fez o maior somatório feminino no primeiro dia. Quem chegou mais próximo dos seus 10,40 pontos, foi a brasileira Luana Soares, com 10,25 na bateria que fechou a primeira fase. As duas avançaram para as quartas de finais como favoritas a vencer o evento. Ambas participaram do Circuito Mundial de Longboard da World Surf League no ano passado e querem buscar a classificação pelo ranking da WSL South America, que está sendo inaugurado agora no Uruguai.

+Evento de longboard é histórico para Uruguai

Nenhuma das três uruguaias passaram suas baterias. A primeira vaga para as semifinais, será disputada pela peruana Maria Fernanda Reyes e a argentina Evelyn Gontier. Na segunda, entra a brasileira Kate Brandi e outra peruana, Ana Camila Kaspar. Já as outras duas baterias das quartas de final são 100% brasileiras: Jasmim Avelino contra Ayllar Cinti e Luana Soares contra Rayane Amaral.

“Estou muito contente de passar a minha bateria. Eu estava bem nervosa, mas consegui encontrar uma onda boa e estou bem feliz de estar aqui. É o primeiro campeonato do ano e estou empolgada para o que vai acontecer nos próximos dias”, disse Luana Soares. “Eu quero agradecer meus patrocinadores e mandar um beijo para toda a minha família e amigos. É a primeira vez que venho pro Uruguai e fui muito bem recebida. A galera é bem aconchegante, dentro d´água principalmente e as ondas até lembram um pouco as de Santos, lá no Brasil”.

Luana Soares ganhou o último evento regional do ano passado no continente, em Saquarema no Brasil, junto com o peruano Matias Maturano. No momento, o Saquarema Surf Festival é a outra única etapa confirmada para definir os títulos sul-americanos da temporada 2023/2024 da WSL South America. Serão computados os resultados do Uruguay Longboard Festival e o do Saquarema Surf Festival nos dias 21 a 25 de abril, para apontar os campeões que garantem participação no Circuito Mundial de Longboard de 2024 da World Surf League.

O grande destaque da quarta-feira foi o uruguaio Julian Schweizer. Ele mostrou todo o seu maior conhecimento das ondas da Playa Bikini, para fazer os recordes do dia. Julian estreou no segundo confronto da segunda fase e derrotou o brasileiro Alexandre Escobar e os compatriotas uruguaios, Sebastian Vasquez e Emiliao Cernuschi, por 14,00 pontos, somando a maior nota do dia, 8,25, com o 5,75 da primeira onda que surfou.

Os uruguaios realmente são maioria entre os participantes, com 19 competidores, 15 na categoria masculina e 4 na feminina. Já a maior participação estrangeira é de brasileiros com 16 longboarders, 11 homens e 5 mulheres. Depois, vem o Peru do bicampeão mundial e pentacampeão sul-americano da WSL South America, Piccolo Clemente, com 7 inscritos (5 homens e 2 mulheres), 4 da Argentina (2 em cada categoria), 3 homens dos Estados Unidos e um do México, um de El Salvador e um vindo da Inglaterra.

“Tenho muitos amigos hospedados em casa, toda a equipe peruana e muitos brasileiros também”, contou Julian Schweizer. “O legal do longboard, é que somos uma comunidade que viaja junto ao redor do mundo e isso cria um vínculo de amizade. O evento está incrível, muito descontraído e a praia está linda. As ondas estão pequenas, mas bem divertidas, boas para competir. Então, todos estão convidados para vir para a Playa Bikini apoiar os uruguaios”.

O recordista Julian Schweizer está na bateria que vai abrir o próximo dia. Ele disputa as duas primeiras vagas para as quartas de final, num confronto internacional com o norte-americano Tony Silvagni, o brasileiro Wenderson Biludo e o peruano Sebastian Cardenas Aguirre. Mais dois uruguaios também se classificaram, Lucas Vasquez e o organizador deste campeonato inédito, Ignacio “Nacho” Pignataro.

Eles entram no confronto seguinte, com o peruano bicampeão mundial e recordista com cinco títulos sul-americanos da WSL South America, Piccolo Clemente, e o brasileiro Alexandre Escobar. Na terceira bateria, estão o peruano Matias Maturano, o brasileiro Carlos Bahia, o mexicano Heriberto Torres Martinez e o argentino Surfiel Gil, único a ganhar duas baterias na quarta-feira. Já as duas últimas vagas para as quartas de final, serão disputadas pelos brasileiros Jefson Silva e Leonardo Esteves Martins, o peruano Lucas Garrido Lecca e Kevin Skvarna, outro norte-americano que veio prestigiar o evento.

PRÓXIMAS BATERIAS DO URUGUAY LONGBOARD FESTIVAL:

TERCEIRA FASE MASCULINA – 1.o e 2.o=Quartas de Final:
——–3.a=9.o lugar (350 pts) e 4.a=13.o lugar (295 pts)
1.a: Tony Silvagni (EUA), Sebastian Cardenas Aguirre (PER), Julian Schweizer (URU), Wenderson Biludo (BRA)
2.a: Ignacio Pignataro (URU), Lucas Vasquez (URU), Piccolo Clemente (PER), Alexandre Escobar (BRA)
3.a: Surfiel Gil (ARG), Heriberto Torres Martinez (MEX), Carlos Bahia (BRA), Matias Maturano (PER)
4.a: Jefson Silva (BRA), Kevin Skvarna (EUA), Leonardo Esteves Martins (BRA), Lucas Garrido Lecca (PER)

QUARTAS DE FINAL FEMININAS – 5.o lugar com 500 pontos:
1.a: Maria Fernanda Reyes (PER) x Evelyn Gontier (ARG)
2.a: Ana Camila Kaspar (PER) x Kate Brandi (BRA)
3.a: Jasmim Avelino (BRA) x Ayllar Cinti (BRA)
4.a: Luana Soares (BRA) x Rayane Amaral (BRA)

RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA NO URUGUAY LONGBOARD FESTIVAL:

PRIMEIRA FASE FEMININA – 1.a e 2.a=Quartas de Final:
——–3.a=9.o lugar (350 pts) e 4.a=13.o lugar (295 pts)
1.a: 1-Maria Fernanda Reyes (PER), 2-Kate Brandi (BRA), 3-Inês Beisso (URU)
2.a: 1-Ana Camila Kaspar (PER), 2-Evelyn Contier (ARG), 3-Fernanda Barbot (URU), 4-Amparo Errecalde (ARG)
3.a: 1-Ayllar Cinti (BRA), 2-Rayane Amaral (BRA), 3-Avril Viega (URU)
4.a: 1-Luana Soares (BRA), 2-Jasmim Avelino (BRA), 3-Camille Beauvois (URU)

PRIMEIRA FASE – 3.o=33.o lugar (66 pts) e 4.o=37.o lugar (65 pts):
1.a: 1-Lucas Vasquez (URU), 2-Sebastian Vasquez (URU), 3-Pablo Briese Martins (BRA)
2.a: 1-Rodrigo Luzardo Fazzio (URU), 2-Cesar Vaghetti (BRA), 3-Juan Esteves (URU), 4-Carlos Toscanini (URU)
3.a: 1-Surfiel Gil (ARG), 2-Caio Teixeira (BRA), 3-Henry Salinas (SLV), 4-Ulises Alzaga (ARG)
4.a: 1-Heriberto Torres Martinez (MEX), 2-Antonio Pita (URU), 3-Nate Floyd (EUA), 4-Glutz Arnold (URU)

SEGUNDA FASE – entrada dos 24 cabeças de chave:
——–3.o=17.o lugar (200 pontos) e 4.o=25.o lugar (150 pts)
1.a: 1-Tony Silvagni (EUA), 2-Lucas Vasquez (URU), 3-Gonzalo Tato (URU), 4-Tomas Materi (URU)
2.a: 1-Julian Schweizer (URU), 2-Alexandre Escobar (BRA), 3-Sebastian Vasquez (URU), 4-Emiliao Cernuschi (URU)
3.a: 1-Ignacio Pignataro (URU), 2-Sebastian Cardenas Aguirre (PER), 3-Pedro Carvalho (BRA), 4-Rodrigo Luzardo Fazzio (URU)
4.a: 1-Piccolo Clemente (PER), 2-Wenderson Biludo (BRA), 3-Joan Aponte (PER), 4-Cesar Vaghetti (BRA)
5.a: 1-Surfiel Gil (ARG), 2-Kevin Skvarna (EUA), 3-Juani Gayol (URU), 4-Gabriel da Silva (URU)
6.a: 1-Carlos Bahia (BRA), 2-Lucas Garrido Lecca (PER), 3-Caio Teixeira (BRA), 4-Pedro Gattas (URU)
7.a: 1-Jefson Silva (BRA), 2-Heriberto Torres Martinez (MEX), 3-Raphael Jaguszewski (BRA), 4-Romoaldo Nascimento (BRA)
8.a: 1-Leonardo Esteves Martins (BRA), 2-Matias Maturano (PER), 3-Antonio Pita (URU), 4-Piero Vidalon (ING)

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias