26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Evento de longboard é histórico para Uruguai

A presença de figuras mundiais do longboard marca uma virada na história do surfe uruguaio

Há 25 anos o Uruguai não sediava um evento da WSL South America e esse é o primeiro de Longboard. O Uruguay Longboard Festival apresentado por Corona estreia no calendário da World Surf League (WSL) nesta semana, abrindo o Circuito Sul-americano de Longboard de 2024 nas ondas da Playa Bikini, em Manantiales, apenas 13 Km de distância de Punta del Este. Os últimos eventos da WSL realizados no país vizinho foram etapas do Qualifying Series em 1996 a 1999. A competição, histórica para o Uruguai, começa nesta quarta-feira e vai até domingo, e pode ser acompanhada ao vivo no site da WSL.

Os melhores longboarders da América do Sul confirmaram presença. Entre os inscritos, destaque para o peruano bicampeão mundial e pentacampeão sul-americano da WSL South America, Piccolo Clemente, assim como os brasileiros Jefson Silva, Carlos Bahia e Luana Soares, que venceu a última etapa de Longboard em 2023, em Saquarema. Até os norte-americanos Tony Silvagni e Kevin Skvarna, vão prestigiar o evento, que promete disputas acirradas.

+Huntington Beach Longboard Classic: Luana Soares garante vaga nas oitavas

O competidor e organizador do evento, Ignacio Pignataro, comentou sobre a expectativa em promover um evento inédito no seu país: “À medida que se aproxima a data do evento, vai caindo a ficha do que estamos fazendo. Figuras mundiais do longboard estão chegando ao Uruguai e é aí que você percebe que o que estamos fazendo, marca uma virada na história do surfe uruguaio. Vemos muita gente motivada, porque é a primeira etapa do ano, para todos que vêm se preparando na pré-temporada. Isso dá um peso muito positivo para o campeonato”.

Bikini é uma praia bem localizada para receber boas ondas no verão uruguaio, então a expectativa é otimista para que o campeonato aconteça em boas condições para o longboard. Manantiales, onde fica a praia escolhida para sediar é uma vila de pescadores que se transforma em um chique resort no verão. É localizada a apenas 13 km do mais famoso balneário do Uruguai, Punta del Este.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias