27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024
27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024

Kirra, uma das joias da Gold Coast, desperta com altas ondas

Após quase um ano sem funcionar, Kirra, uma das ondas mais famosas da Gold Coast despertou. Embora essa icônica bancada já tenha sido um dos maiores orgulhos do surf australiano, nos dias atuais é raro vê-la realmente bombando. A razão principal para isso é a mesma obra de dragagem costeira que criou o Superbank, acabou por prejudicar Kirra. Quando o Projeto de desvio de areia da Entrada do Rio Tweed começou, no final dos anos 1990, as máquinas de dragagem bombearam para o mar milhões de metros cúbicos de areia que modificaram completamente os fundos da região, criando novas bancadas ao mesmo tempo em que prejudicaram outras.

Matt Rode, editor do agora extinto site de previsões Magic Seaweed, explicou ao The Intertia os efeitos das operações de dragagem: “Em poucas temporadas, tanta areia havia se acumulado entre os famosos quebra-mares que a Praia de Kirra se estendeu além de onde a formação de ondas costumava ser“, descreveu Rode. “Havia literalmente areia seca onde a onda costumava quebrar – e assim a lendária Kirra desapareceu.”

No entanto, isso não significa que a onda tenha desaparecido completamente. Os últimos dias foram uma dessas ocasiões, em que Kirra desperta. Isso acontece normalmente quando um bom swell de leste chega à costa alinhado a alguns fatores como as correntes costeiras, por exemplo.

As condições estavam tão boas que também conseguiram atrair alguns profissionais ativos e aposentados. Mick Fanning e Kelly Slater, que marcaram presença no pico. No caso de Kelly, sua aprição deu o que falar pois isso ocorreu após o onze vezes campeão do mundo anunciar sua desistência do MEO Rip Curl Pro Portugal, devido a uma lesão antiga no quadril.

Veja algumas imagens das sessões que rolaram:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias