26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024
26 C
Papeete
quinta-feira, 23 maio, 2024

Kelly Slater em Kirra foi o debate da semana

Será que foi correto o 11x campeão mundial não comparecer ao MEO Rip Curl Pro Portugal, em Supertubos, Portugal para ir entubar até não poder mais na Gold Coast australiana?

O que normalmente acontece quando Kelly Slater é filmado surfando, seja onde for? Todo mundo quer ver, certo? E se for num swell perfeito em Kirra, na Austrália, onda lendária que não funcionava há um bom tempo? Aí, sem dúvida nenhuma, a curiosidade se multiplica várias vezes. Adicione a tudo isso o questionamento que muita gente está fazendo, se foi correto o 11x campeão mundial não comparecer ao MEO Rip Curl Pro Portugal, em Supertubos, Portugal para ir entubar até não poder mais na Gold Coast australiana, e uma grande polêmica estará formada. Não sem razão, Kelly Slater em Kirra foi o debate da semana.

Das seções de comentários em matérias publicadas nos principais sites de surf e esporte, passando pelos palpites extremados das mídias sociais, e se espalhando pelas mensagens trocadas nos grupos de surfistas mundo afora, o assunto mobilizou um embate sem vencedores. Não que tivesse gente se opondo a que Kelly Slater presenteei os fãs com uma performance espetacular em Kirra. Todo mundo apreciou as imagens que circularam o planeta, com ele, aos 52 anos de idade, provando que ainda surfa num nível extraordinário.

A discussão, de maneira geral, é mais no sentido de se estava certo ele alegar que não tinha condições físicas, devido à cirurgia do quadril realizada em setembro passado, de participar do evento da WSL em Portugal, para logo em seguida surgir dando show na Austrália.

+Será que chegou a hora de Kelly Slater se aposentar?

Para boa parte de quem se manifestou, Kelly deveria abandonar o Circuito Mundial de uma vez, ao invés de continuar dando desculpas esfarrapadas para o não comparecimento cada vez que a previsão das ondas para um evento não está ao seu gosto. Muitos dos argumentos vão na linha de que isso seria uma falta de respeito com os demais competidores, fãs, patrocinadores e organizadores do evento. Afinal de contas, quando um surfista se compromete a participar do Circuito Mundial, ele assume compromissos e cria expectativas. Se for o maior de todos os tempos, tudo isso é levado a uma patamar ainda mas alto.

Por outro lado, os muitos que deram suporte a Kelly argumentavam que o GOAT não deve satisfação a ninguém, justamente por sua grandeza dento do esporte e tudo que já contribuiu. Nesse sentido, seus defensores dizem que a cobrança a que Slater estaria sendo submetido é injusta, além de incoerente com o real espírito do surf, que é o de sempre buscar as melhores ondas possíveis. Por qual razão, a essa altura de sua consagrada carreira, Kelly deveria deixar de surfar o melhor mar do ano em Kirra, só de bermuda na água quente, para ir arriscar seu bem estar físico nas fechadeiras geladas de Supertubos?

Kelly Slater não se manifestou sobre o assunto até o momento. Nem a WSL, que talvez tivesse algo a dizer, caso o surfista em questão fosse outro. O que é indiscutível é a categoria com que Kelly surfou Kirra. Se os campeonatos da WSL conseguissem garantir condições como essas aos competidores, toda essa discussão não estaria acontecendo, como bem disse o mais reverenciado comentarista da entidade, Strider Wasilewski, legendando a foto que ele publicou de Slater em seu Instagram, e que abre essa matéria:

“Que foto… @kellyslater bem onde ele merece estar. Essa foi a primeira coisa que pensei quando vi essa imagem. Se as ondas fossem assim em todos os eventos ele provavelmente ainda estaria lá buscando o título mundial aos 52 anos e isso é uma loucura. Pessoalmente não quero vê-lo se esforçar para conseguir uma boa pontuação… Prefiro vê-lo surfar eternamente numa perfeição assim. Se houver uma previsão épica para um evento e ele quiser surfar, isso também seria épico. De qualquer forma, estou feliz em ver meu irmão se dando bem. Surfar é a melhor coisa de todas 🙌… foto épica”

 

 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias