O brasileiro João Chianca “Chumbinho” está inscrito como um dos participantes do Haleiwa Pro, etapa do circuito QS regional da World Surf League que reúne atletas da região Havaí/Taiti. A competição, que acontece em Haleiwa, na costa norte da ilha de Oahu, Havaí, ainda não começou. Sua janela de espera abriu no último dia 25 de novembro e segue até 7 de dezembro, com 96 competidores na categoria masculina e 28 na feminina.
Esta será a primeira vez que Chianca compete no Havaí após o grave acidente em Pipeline, ocorrido em dezembro de 2023. Ele estreia no segundo round do evento, competindo ao lado do havaiano Nalu Deodato e de mais dois surfistas que avançarem na fase inicial.
Entre os destaques masculinos inscritos estão atletas de destaque como Imaikalani deVault, Jackson Bunch, Ezekiel Lau, Eli Hanneman e Ian Gentil. O evento também conta com a presença dos big riders Kai Lenny e Billy Kemper, conhecidos por suas performances em ondas gigantes. Além de Chumbinho, o Brasil também será representado por Phippe Chagas, competindo na primeira fase.
No lado feminino, a canadense Erin Brooks, vencedora da competição em 2023, não estará entre as participantes este ano. Mas dois “fenômenos” da nova safra do surf feminino mundial estão confirmadas: Tiara Van Der Huls e Noah Klapp. Além da brasileira radicada no Havaí, Raquel Herckert.
O Haleiwa Pro é um dos eventos mais aguardados no calendário do surfe regional, servindo como uma plataforma essencial para jovens talentos e veteranos em busca de vitórias marcantes em uma das regiões mais icônicas do esporte.