Segundo informações divulgadas pelo Instagram AOS Mídia, João Chianca, o “Chumbinho”, está cotado para participar da primeira etapa do WSL Challenger Series 2024, o Bonsoy Gold Coast Pro, que acontecerá em Queensland, na famosa Gold Coast australiana. O evento tem janela aberta entre os dias 27 de abril e 4 de maio. No entanto, tanto a World Surf League (WSL) quanto o próprio surfista ainda não confirmaram oficialmente a sua participação no evento.
A possível participação de Chumbinho na competição teria como principal objetivo ajudá-lo a readquirir o ritmo das competições, após enfrentar o maior desafio de sua carreira. O surfista brasileiro foi escalado para representar o país nas Olimpíadas de Paris 2024. Entretanto, seus planos sofreram um revés significativo quando ele se acidentou em Pipeline, no Havaí, em dezembro do ano passado.
Durante uma sessão de treinamento, Chumbinho bateu com a cabeça no fundo de coral, sendo resgatado desacordado da água. Após o incidente, ele foi hospitalizado e posteriormente retornou ao Brasil pouco antes do Natal para dar continuidade ao seu tratamento. Desde então, ele não participou de nenhuma competição oficial.
No início de abril, a WSL chegou a confirmar a participação de João Chianca no Saquarema Surf Festival, uma etapa do Qualifying Series realizada na Praia de Itaúna, no Rio de Janeiro. No entanto, seu nome foi retirado da lista de participantes logo em seguida, sem maiores explicações.
A falta de clareza sobre o estado de recuperação de Chumbinho tem alimentado rumores sobre seu real quadro de saúde. Contudo, informações indicam que o surfista tem treinado regularmente e recentemente esteve na Indonésia para treinar e produzir imagens para seus patrocinadores.
Enquanto aguardamos por uma confirmação oficial, os fãs do surf e admiradores de João Chianca permanecem na expectativa de vê-lo de volta às competições em breve.