30.7 C
Suva
sábado, 7 dezembro, 2024
30.7 C
Suva
sábado, 7 dezembro, 2024

Jack Freestone vence segunda etapa do Red Bull Airborne

Red Bull Airborne é um sucesso entre os participantes, mas segue sem apresentar grandes novidades ao surf. Tops do CT devem voltar à ação no final de semana

Por Fernando Guimarães

Enquanto a continuação do Corona Bali Protected não é chamada, a WSL colocou na água entre estas quinta (16) e sexta (17) as fases finais do Red Bull Airborne, campeonato de aéreos criado em 2018 e transformado, neste ano, em um pequeno circuito.

O grande vencedor foi o australiano Jack Freestone, em um campeonato que teve bons momentos mas que ainda não apresentou as inovações prometidas em termos de performance. A única grande novidade, por enquanto, é o formato diferenciado, em que cada surfista participa de duas baterias na fase classificatória e computa suas melhores notas num ranking geral, de onde vão sair os seis finalistas.

Veja também:
Ondulação encaixa em The Wedge e suicidas assumem o pico
Silvana Lima vence Caroline Marks e está nas quartas em Keramas
Cabo do Medo: os melhores momentos do campeonato em Shipsterns

Yago Dora foi o único brasileiro a participar, mas não conseguiu se classificar para a decisão. A final teve a participação de Jack Freestone, Kalani David, Eli Hanneman, Ian Crane, Eric Geiselman e Mason Ho, classificados exatamente nessa ordem ao final da bateria (Jack em primeiro, Mason em último).

Na final, é computada apenas uma onda, o que teoricamente forçaria os atletas a apostar, em cada tentativa, em sua melhor manobra possível. A bateria tem uma hora de duração.

Na prática, Freestone sagrou-se campeão ao somar uma nota 5,73. Dois dos finalistas, Mason e Eric, sequer completaram algum aéreo nos 60 minutos.

Pelo lado dos surfistas participantes, o campeonato já é um enorme sucesso. Pela apresentação do melhor e mais impressionante arsenal de aéreos, sendo transmitido em tempo real para o mundo inteiro, ao menos na sua primeira etapa, na Gold Coast, o Airborne foi engolido pelas atuações dos tops do CT na sequência do campeonato — lembra da baterias de Medina e Yago, ao mesmo tempo dentro da água?

O Corona Bali Protected deve ser retomado entre esta sexta e o sábado, para terminar de sábado para domingo. É extremamente improvável que atuações de Filipe, Italo, Gabriel, John John, Julian e outros tops não deixem, novamente, o campeonato de aéreos na sombra.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias