No início de 2024, a WSL anunciou a realização de novo evento especial na famosa direita de Jeffreys Bay no mês de junho: o J-Bay Classic. Embora os detalhes desde o anúncio inicial tenham sido escassos, a liga finalmente trouxe mais informações sobre o formato da competição, bem como forneceu uma lista de quem estará na lista de convidados, entre eles, o brasileiro Adriano de Souza.
“O evento principal consistirá em duas rodadas de competição“, diz o comunicado de imprensa da WSL. “Os surfistas competirão em pranchas twin fin e thruster, mostrando como as Supertubes podem ser surfadas em pranchas alternativas e de alto desempenho. Os quatro melhores homens e mulheres avançarão para o Dia das Finais. A divisão de equipes contará com seis equipes mistas, cada uma competindo em uma sessão de 45 minutos.”
+ Melhores do ano em Mavericks são premiados
A lista de convidados é bastante impressionante, com nomes que fizeram história no surf mundial na icônica direta e vai desde campeões mundiais a ídolos sul-africanos. Praticamente todos confirmaram presença, a exceção de Mick Fanning e Joel Parkinson que não poderão comparecer por já terem assumido compromissos para a mesma data. Kelly Slater também é um dos convidados e disse que está definitivamente interessado em participar, mas prefere ser cauteloso por enquanto por causa do fato de que está monitorando como Kalani (sua parceira) está indo com a gravidez. Se tudo estiver indo bem, então ele planeja vir também.
Convidadas Femininas:
- Alana Blanchard
- Sage Erickson
- Sally Fitzgibbons
- Stephanie Gilmore
- Coco Ho
- Sierra Kerr
Convidados Masculinos:
- Adriano De Souza
- Michael February
- Jack Freestone
- Josh Kerr
- Mason Ho
- Sean Holmes
- Josh Kerr
- Travis Logie
- Mark Occhilupo
- James Ribbink
- Steven Sawyer
- Kelly Slater
- Owen Wright
O evento também terá uma competição de trials local. Surfistas representando a região da WSL Africa competirão e os vencedores dos eventos masculino e feminino ganhando um lugar no evento principal.
A Red Bull será apoiadora e montará uma área de lounge para o evento, assim como a cerveja Corona. Segundo os organizadores, da estrutura do J-Bay Classic será bastante similar a dos eventos do CT.
Quanto à transmissão, os direitos de mídia ainda estão sendo negociados e mais detalhes serão informados nas próximas semanas. Por fim, a os organizadores assumiram que o objetivo do evento não é motivado financeiramente, mas apenas para manter o legado de Jeffreys Bay como um dos melhores destinos do mundo para uma surf trip e fornecer alguma segurança para a comunidade local.