Italo Ferreira se tornou oficialmente o primeiro brasileiro a entrar para o Hall da Fama do Surfe, localizado em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos. A cerimônia histórica realizada nesta sexta-feira (4) reuniu dezenas de convidados e apaixonados pela modalidade no famoso píer da cidade.
Laylan Connelly e Fernando Aguerre também foram lembrados pelos organizadores, que criaram a premiação há 25 anos, em 1997, com o objetivo de preservar a história, o espírito e a cultura únicos do surfe mundial.
+ Hardcore entrevista: Arthur Vilar, o pai do “novo Ítalo”, ressalta a importância da diversão
Feliz e empolgado com o reconhecimento, Italo deixou seus pés e mãos marcados na esquina da Main Street com a Pacif Coast Highway. “É tudo uma loucura. Demora pra cair a ficha, né? É um orgulho pessoal muito grande ter sido convidado, ter conquistado isso. Viver momentos como esse é a certeza de que estou fazendo história e construindo um legado no esporte que amo”, destacou o atleta.
Segundo Aaron Pai, fundador do Hall da Fama do Surfe, o brasileiro foi reconhecido por seu “notável impacto no esporte, suas valiosas contribuições para a cultura do surfe e suas conquistas memoráveis”. Italo foi campeão Mundial masculino da WSL em 2019 e ganhou a histórica medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
O reconhecimento de Italo Ferreira como um dos ícones do surfe mundial certamente inspirará futuras gerações de surfistas, demonstrando também a importância do Brasil no cenário global do esporte.
A PREMIAÇÃO
O Hall da Fama dos Surfistas foi fundado em 1997 por Aaron Pai, com o objetivo de preservar a história, o espírito e a cultura do surfe. Inicialmente, as homenagens eram feitas com placas na loja especializada Huntington Surf & Sport, mas logo evoluíram para a nstalação de uma estátua de bronze do lendário surfista havaiano Duke Kahanamoku na região, concedendo ainda mais destaque ao prêmio. Desde então, a cerimônia anual reúne fãs e representantes da comunidade do surfe na Main Street, próxima ao famoso Pier de Huntington Beach e ao U.S. Open of Surfing.