20.7 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 18 abril, 2024
20.7 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 18 abril, 2024

Indústrias de plásticos devem ser processadas, diz relatório

Um relatório divulgado pelo Centro de Integridade Climática (CCI) afirma que as indústrias do plásticos enganaram o público sobre a viabilidade da reciclagem como solução para o problema da poluição por plástico. O documento pede que empresas sejam processadas por supostamente violarem leis de proteção ao consumidor e ao meio ambiente.

De acordo com o relatório, intitulado “A Fraude da Reciclagem de Plástico”, a indústria teria promovido a reciclagem como solução desde a década de 1980, apesar de pesquisas internas indicarem que a maior parte do plástico não poderia ser efetivamente reciclada.

Apesar do método de reaproveitamento ter alcançado algum sucesso marginal, como o aumento da taxa de reciclagem de garrafas PET de 5 para 30% no final da década de 1980, as verdadeiras conquistas da indústria foram as campanhas de opinião pública.

Dados do Conselho Americano de Plásticos revelam que, entre agosto de 1992 e abril de 1997, a favorabilidade dos plásticos aumentou 12%. Em 1997, entrevistados acreditavam que a reciclagem de plástico poderia ser feita de forma mais econômica.

Alyssa Johl, vice-presidente de aconselhamento jurídico e geral do CCI, ressalta que “a campanha de décadas das grandes petrolíferas e da indústria do plástico para enganar o público sobre a reciclagem provavelmente violou leis destinadas a proteger os consumidores e o público da má conduta corporativa e da poluição”.

+ João Chumbinho não competirá no CT de Portugal

O documento também cita diversas limitações para a reciclagem, como a falta de mercado para alguns tipos de plástico, a dificuldade de separação devido à variedade de materiais usados em um único produto e a degradação da qualidade do plástico a cada processo.

Diante do cenário, o CCI insta procuradores-gerais e outros funcionários a considerarem cuidadosamente as evidências apresentadas no relatório e tomar as medidas adequadas para responsabilizar as empresas. O objetivo, segundo o CCI, seria responsabilizar a indústria pelos danos causados e incentivar a busca de soluções reais para o problema da poluição por plástico.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias