No último domingo, um incêndio transformou em cinzas cerca de 500 pranchas que estavam guardadas nos famosos racks de Waikiki, Havaí, conhecidos como “surfboard lockers”.
Os racks ficam distribuídos em fileiras nos corredores de acesso à praia, e muitos surfistas tem o hábito de alugar esses espaços para acomodarem suas pranchas, em sua enorme maioria longboards e SUP’s
Leia também:
+ Com depoimentos de Adriano de Souza, “Breaking Waves” debate o racismo no surf
+ Pro France: 3ª etapa do Challenger Series segue em espera
+ Quem é Summer Macedo, a havaiana que representa o Brasil no CS
Segundo reportagem do Hawaii News Now, os bombeiros foram chamados para conter o incêncido que ocorreu entre o histórico Moana Surfrider Hotel e a subestação policial de Waikiki na Avenida Kalakaua pouco antes das 11h15.
37 pessoas acionaram os socorristas em minutos, reportando que várias pranchas estavam em chamas, mas também do risco do fogo se espalhar.
“O principal dano foi obviamente aos racks e às pranchas, mas também houve danos externos à subestação policial”, disse o chefe do Batalhão de Incêndio de Honolulu, Elden Tanaka.
A polícia de Honolulu prendeu um homem perto do local sob suspeita de incêndio criminoso, mas o suspeito já foi libertado.
Não houve feridos relatados e a investigação ainda está em andamento. O Corpo de Bombeiros de Honolulu disse que o dano total às pranchas de surf foi estimado em US$ 300 Mil.