Publicidade:


Publicidade:

Ilhas Cagarras nomeadas Ponto de Esperança para os Oceanos

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, no Rio de Janeiro, ganharam o título de Hope Spot, ou Ponto de Esperança para os oceanos no litoral do Brasil. Esse é o segundo Hope Spot do país, nomeado pela Mission Blue, uma organização internacional que apoia ações de preservação marinha.

Para conceder o título a Mission Blue considerou que embora localizadas em uma área metropolitana – a cerca cinco quilômetros da praia de Ipanema – as Ilhas Cagarras têm servido como um exemplo de resistência do ecossistema, e permanecem como um farol de esperança para a biodiversidade, abrigando várias espécies exclusivas dessa região e servindo como berçário e área de alimentação para muitas outras.

Desde 2010, as Ilhas foram consideradas Monumento Natural Federal e constituem a primeira Área de Proteção Marinha do Rio de Janeiro.
A indicação da área para ser mais um “ponto de esperança” no país foi realizada pelo projetos Ilhas do Rio e Verde Mar.

+ Caroline Marks é campeã e Tatiana Weston-Webb é vice em Narrabeen

+ Avassalador, Gabriel Medina é campeão em Narrabeen

+ Treino na Jaguaruna em véspera de Ciclone

Com a nomeação, além do reconhecimento da área como de alta relevância para conservação marinha no mundo, um Hope Spot ainda faz parte de larga rede de colaboração e pode ser apoiado em diversas frentes.

O ambientalista Sergio Ricardo, do Movimento Baía Viva, espera que a nomeação das Cagarras possa estimular novas políticas de proteção aos oceanos no país.

As Ilhas Cagarras e Águas do Entorno se juntaram a aproximadamente outros 130 Pontos de Esperança já nomeados no mundo todo, incluindo as Ilhas Galápagos e a Grande Barreira de Corais na Austrália.

Aqui no Brasil, o Banco de Abrolhos, a cerca de 65 quilômetros do litoral sul da Bahia, também é mais um Ponto de Esperança para a preservação dos oceanos.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Abertura do Rottnest Search 2021...

Depois de três eventos repletos de ação na Austrália, os melhores surfistas do mundo...

Ressaca em Copacabana! Onda rara...

A melhor época de ondas do Rio de Janeiro chegou com força e no...

Baleia Jubarte de 30 T...

As baleias Jubarte estão entre as maiores baleias que existem chegando aos 15 metros...

“Impossível organizar Jogos Olímpicos seguros,”...

Em uma mensagem ao governo, um sindicato de médicos do Japão diz que nesse...