27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024
27 C
Papeete
sexta-feira, 24 maio, 2024

Iate de luxo encalha e ameaça poluir Honolua Bay

Na última terça-feira (22) um iate encalhou Honolua Bay, em Maui, oferecendo alto risco vazamento de óleo e danos gravíssimos ao delicado recife.

O barco é operado pela Noelani Yacht Charters de Oahu, que, de acordo com seu instagram, é “o maior iate de luxo do Havaí.”

Honolua Bay é uma das ondas mais famosas do Havaí. Tornou-se mundialmente conhecida através dos filmes de surf dos anos 1970 e rapidamente se tornou um sinônimo de contracultura, sendo um dos epicentros da revolução das “shortboards”. Mais recentemente, o pico recebeu etapas do CT feminino.

+ Um balanço das finais do Hurley Pro Sunset Beach 2023

+ Institutos mobilizam ajuda para vítimas das chuvas no litoral norte de SP

+ Jamie O’Brien e Italo Ferreira surfam juntos no Havaí

A Guarda Costeira dos EUA (USCG), o Departamento de Terras e Recursos Naturais (DLNR) e um empreiteiro trabalham em conjunto para remover o iate de 94 pés e evitar estragos mais graves ao delicado ecossistema de Honolua Bay.

Honolua Bay está em nosso Distrito de Conservação da Vida Marinha. É importante ambientalmente, ecologicamente, culturalmente. E, claro, também do ponto de vista dos surfistas, tem um alto valor recreativo. Esta é uma das ondas mais populares em Maui”, disse Lauren Blickley, gerente regional da Surfrider Foundation Hawaii.

Funcionários do DLNR disseram que o iate não pode ser movido até que todo o combustível, baterias e quaisquer outros poluentes a bordo sejam removidos. Esse processo pode envolver um helicóptero e deve durar até 48 horas de trabalho.

O condado de Maui emitiu uma licença de emergência permitindo que equipamentos especiais removam o iate para evitar mais danos ao recife e ao ecossistema.

Fonte: hawaiinewsnow.com

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias