26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024
26 C
Papeete
segunda-feira, 15 julho, 2024

Ian Gouveia vence o Ballito Pro e está mais perto do CT

Nesta segunda-feira (08), Ian Gouveia e Bella Kenworthy (EUA) sagraram-se campeões do Ballito Pro, apresentado pela O’Neill, a terceira etapa do WSL Challenger Series 2024. Vahine Fierro (FRA) e Nolan Rapoza (EUA) ficaram com os vice-campeonatos.

No caminho para o título do evento, Ian derrotou outro brasileiro, Edgard Groggia, na semifinal pelo placar de 15.34 x 10.36. Na final masculina, o vento entrou em cena, prometendo um show aéreo entre Ian Gouveia e Nolan Rapoza, dois dos surfistas que mais se destacaram na semana em Ballito. O brasileiro começou forte, com executando um grande aéreo em rotação de frontside, obtendo um 7,17 (de um possível 10). No entanto, Rapoza conseguiu duas pontuações medianas rápidas para assumir a liderança.

+ Conheça a estrutura da Casa do Brasil durante as Olimpíadas em Teahupoo

Na metade da bateria, Gouveia buscando a virada, conseguiu completar um aéreo perfeitamente limpo, ganhando um 5,60 e assumindo a liderança. O estadunidense passou a errar em todas suas tentativas de aéreos, mas não conseguiu reverter o placar.

Ballito Pro
Edgard Groggia termina a competição em tereceiro lugar. Foto: Pierre Tostee/World Surf League)

Após aparições consecutivas nas quartas de final nos dois primeiros eventos na Austrália, esta vitória catapulta Ian Gouveia ao topo do ranking do Challenger Series, mantendo vivos seus sonhos de qualificação para o Championship Tour.

É uma sensação louca,” disse o brasileiro. “Minha maior vitória na carreira até agora, estou tão feliz que aconteceu neste momento. Tem sido uma jornada difícil. É mais pela minha família, pela minha equipe do que por mim. Por todos que me ajudam a me sentir bem e todo o apoio que recebo, estou feliz por poder fazer isso por eles. Eu só quero estar no topo no final do ano e me qualificar.”

Também com grandes chances de integrar a elite mundial, Samuel Pupo e Alejo Muniz vêm logo em seguida no ranking, formando um Top 3 100% brasileiro no ranking da Challenger Series. Michael Rodrigues, em 7º, e Edgard Groggia, em 10°, também estão dentro da zona de classificação para o CT em 2025 após o Ballito Pro.

Sophia Medina para nas semifinais

Ballito Pro
Sophia Medina foi derrotada pela taitiana Vahine Fierro nas semifinais. Foto: Pierre Tostee/ World Surf League

Na categoria feminina, Sophia Medina foi a melhor surfista brasileira na competição, parando nas semifinais após ser derrotada pela taitiana Vahine Fierro, que enfrentou Bella Kenworthy nas finais.

Para garantir sua primeira vitória no Challenger Series hoje, Kenworthy guardou sua melhor performance para o momento crucial e estava em sintonia com o oceano, encontrando as melhores ondas na final. A jovem de 17 anos manteve a calma durante todo o evento, acompanhada por seu pai Jason, e mostrou controle durante uma das maiores baterias de sua carreira.

Finalistas do Ballito Pro 2024. Foto: Pierre Tostee/World Surf League)

Apostando em curvas suaves e poderosas, combinadas com ataques cirúrgicos às junções sul-africanas, a estadunidense somou um total de 12,50, superando Fierro, que ficou novamente com o vice-campeonato em Ballito. Kenworthy subiu para a 4ª posição no ranking do Challenger Series.

Após o Ballito Pro, nenhuma surfista brasileira está dentro da zona de classificação para o CT 2025. Luana Silva é quem está melhor posicionada, na 8ª colocação do ranking que classifica as cinco primeiras colocadas.

A próxima etapa do Challenger Series será o Lexus US Open of Surfing, que acontecerá de 6 a 11 de agosto de 2024, na Califórnia.

Ballito Pro 2024 – Highlights da final

 

Resultados das Finais Ballito Pro 2024

Final Feminina 

1- Bella Kenworthy (EUA) 12.50 2- Vahine Fierro (FRA) 9.03

Final Masculina

1- Ian Gouveia (BRA) 12.77 2- Nolan Rapoza (EUA) 11.83

Semifinais Femininas

HEAT 1: Vahine Fierro (FRA) 13.40 x Sophia Medina (BRA) 11.07

HEAT 2: Bella Kenworthy (EUA) 12.16 x Tessa Thyssen (FRA) 11.47

Semifinais Masculinas

Ian Gouveia (BRA) 15.34 x Edgard Groggia (BRA) 10.76

Nolan Rapoza (EUA) 13.23 x Winter Vincent (AUS) 11.60

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias