Publicidade:

Publicidade:

Publicidade:

Havana Libre: surfistas pela liberdade pessoal contra a vontade do governo



O filme Havana Libre é muito mais do que um filme de surf. Ele compartilha um retrato íntimo da vida em Cuba, por meio dos olhos de um grupo sagaz de surfistas.

A 145 quilômetros ao sul da Flórida, Cuba é totalmente única em relação às nações vizinhas e apresenta uma cultura notável construída a partir de união e luta.

+ Surf Cuba narra a saga de surfistas que lutam pelos direitos de praticar o seu esporte
+ For Whom The Atolls: nova trilogia da Billabong é filmada em isolada e inóspito atol de Martin Daily nas Ilhas Marshall

 

Havana Libre
Shaper Corey McLean. Foto: Divulgação / Havana Libre

Apresentando pranchas artesanais, Havana Libre é prova do triunfo sobre a falta de compreensão enquanto narra uma busca épica por ondas ao longo da costa cubana.

Com um grupo de surfistas, skatistas e acima de tudo preconizadores da liberdade, o filme é um retrato puro do underground cubano.

Havana Libre
Corey McLean. Foto: Divulgação / Havana Libre

“O governo tem o slogan ‘Esporte é um direito do povo’, mas o surf não é considerado esporte aqui. Somos atletas underground,” escreve Frank, um dos personagens do filme.

“O underground de Cuba está todo conectado. Surf, skate, e tatuagens são formas de expressar a liberdade pessoal contra a vontade do governo. Arriscado, mas necessário,” escreveram os produtores do filme.

Havana Libre
Seth Brown e Frank. Foto: Divulgação / Havana Libre

Muito do Havana Libre foca no futuro – uma Cuba na qual a próxima geração de cubanos terá direito de seguir qualquer paixão.

Isso é demonstrado mais profundamente através do nascimento da filha de Frank & Yenia, Paola, que passa a representar esse sonho e acende um fogo para não atrasar a luta pela liberdade.

Havana Libre
Yenia. Foto: Divulgação / Havana Libre

O filme será lançado amanhã, 19 de fevereiro de 2021, no Festival Big Sky, que nesse ano será virtual. Mais infos aqui.

Assista ao trailer:

 

Confira a sinopse de “Havana Libre”:

Em Cuba, onde as pessoas fugiram em massa do regime de Fidel Castro, o surfe e outras atividades aquáticas foram proibidas por décadas. Hoje, o surf existe em uma área cinzenta e é visto com suspeita pelas autoridades cubanas.

Apesar desses desafios, um grupo de apaixonados surfistas cubanos está determinado a conquistar um lugar para o surfe na cultura de excelência atlética do país.

Frank é o líder de fato do grupo e muitos consideram que ele é o melhor surfista da ilha. Yaya é uma líder comunitária e surfista que está determinada a garantir que a próxima geração possa surfar livremente. Quando o surfe é anunciado como esporte oficial para as Olimpíadas de Tóquio, eles veem a chance de trazer seu esporte das sombras para o cenário mundial. O que se segue é a história de surfistas underground construindo suas próprias pranchas do zero, evitando as autoridades enquanto viajam pela ilha em busca de ondas perfeitas e tentando legitimar sua paixão persuadindo as autoridades cubanas a formar uma equipe olímpica.

Quando Frank é convidado a participar de um evento classificatório fora do país, ele deve decidir se vai competir, o que significaria embarcar em uma jornada ilegal e arriscar a separação permanente de sua esposa e filho recém-nascido. Yaya fica igualmente dividida quando é convidada a participar de um simpósio de surf no Havaí.

Havana Libre é uma história de pessoas que seguem sua paixão correndo grande perigo para si mesmas e, em última análise, levanta a questão: o que você arriscaria para perseguir seus sonhos?

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias

Pauline Menzcer, campeã mundial em...

Campeã mundial em 1993 e um dos temas do filme muito aguardado Girls Cant Surf,...

Canoas polinésias agitam orla do...

No último sábado (27) 47 equipes de canoa polinésia participaram da competição Leme ao...

“Quando parar de competir, terei...

Neste vídeo, Lucas Silveira, que está no Havaí, nos apresenta uma biquilha do shaper...

VÍDEO: Nathan Florence dá dicas...

Quem é que não quer dicas para remar melhor? Afinal, a remada é uma...