O filme Havana Libre é muito mais do que um filme de surf. Ele compartilha um retrato íntimo da vida em Cuba, por meio dos olhos de um grupo sagaz de surfistas.
A 145 quilômetros ao sul da Flórida, Cuba é totalmente única em relação às nações vizinhas e apresenta uma cultura notável construída a partir de união e luta.
+ Surf Cuba narra a saga de surfistas que lutam pelos direitos de praticar o seu esporte
+ For Whom The Atolls: nova trilogia da Billabong é filmada em isolada e inóspito atol de Martin Daily nas Ilhas Marshall
Apresentando pranchas artesanais, Havana Libre é prova do triunfo sobre a falta de compreensão enquanto narra uma busca épica por ondas ao longo da costa cubana.
Com um grupo de surfistas, skatistas e acima de tudo preconizadores da liberdade, o filme é um retrato puro do underground cubano.
“O governo tem o slogan ‘Esporte é um direito do povo’, mas o surf não é considerado esporte aqui. Somos atletas underground,” escreve Frank, um dos personagens do filme.
“O underground de Cuba está todo conectado. Surf, skate, e tatuagens são formas de expressar a liberdade pessoal contra a vontade do governo. Arriscado, mas necessário,” escreveram os produtores do filme.
Muito do Havana Libre foca no futuro – uma Cuba na qual a próxima geração de cubanos terá direito de seguir qualquer paixão.
Isso é demonstrado mais profundamente através do nascimento da filha de Frank & Yenia, Paola, que passa a representar esse sonho e acende um fogo para não atrasar a luta pela liberdade.
O filme será lançado amanhã, 19 de fevereiro de 2021, no Festival Big Sky, que nesse ano será virtual. Mais infos aqui.
Assista ao trailer:
Confira a sinopse de “Havana Libre”:
Em Cuba, onde as pessoas fugiram em massa do regime de Fidel Castro, o surfe e outras atividades aquáticas foram proibidas por décadas. Hoje, o surf existe em uma área cinzenta e é visto com suspeita pelas autoridades cubanas.
Apesar desses desafios, um grupo de apaixonados surfistas cubanos está determinado a conquistar um lugar para o surfe na cultura de excelência atlética do país.
Frank é o líder de fato do grupo e muitos consideram que ele é o melhor surfista da ilha. Yaya é uma líder comunitária e surfista que está determinada a garantir que a próxima geração possa surfar livremente. Quando o surfe é anunciado como esporte oficial para as Olimpíadas de Tóquio, eles veem a chance de trazer seu esporte das sombras para o cenário mundial. O que se segue é a história de surfistas underground construindo suas próprias pranchas do zero, evitando as autoridades enquanto viajam pela ilha em busca de ondas perfeitas e tentando legitimar sua paixão persuadindo as autoridades cubanas a formar uma equipe olímpica.
Quando Frank é convidado a participar de um evento classificatório fora do país, ele deve decidir se vai competir, o que significaria embarcar em uma jornada ilegal e arriscar a separação permanente de sua esposa e filho recém-nascido. Yaya fica igualmente dividida quando é convidada a participar de um simpósio de surf no Havaí.
Havana Libre é uma história de pessoas que seguem sua paixão correndo grande perigo para si mesmas e, em última análise, levanta a questão: o que você arriscaria para perseguir seus sonhos?