Após nove dias de ação ininterrupta, o Mundial Junior de Surf da ISA chegou ao fim, registrando um recorde de 419 atletas e 45 equipes nacionais e culminou com o Havaí conquistando seu primeiro ouro por equipe desde 2014.
A equipe havaiana, medalhista de prata de 2019, voltou ao ouro com uma equipe forte, que conquistou quatro medalhas individuais. A Austrália seguiu com a Prata, os EUA ganharam o Bronze e a França coletou o Cobre.
A equipe brasileira encerrou sua participação no Mundial Junior de Surf da ISA na sétima colocação, sem nenhuma medalha individual.
Finais do Mundial Junior de Surf da ISA
As medalhas e os títulos do Mundial Júnior da ISA foram definidos no domingo. Entre as meninas da Sub-18 depois de uma derrota emocional na rodada principal 3, Eweleiula Wong (EUA) teve que lutar por sete baterias de repescagem para se encontrar no topo do pódio feminino sub-18.
A havaiana foi praticamente impecável na final, garantindo ampla vantagem sobre Lucia Machado (ESP, Prata), Hina-Maria Conradi (FRA, Bronze) ou a defensora da medalha de prata Zoe Benedetto (EUA, Cobre).
“Sinto que todo o meu trabalho duro valeu a pena”, disse Wong. “Dedico essa medalha aos treinadores do Team Hawaii, Shane Dorian e Chris Martin.”
Veja também:
+ Como esse mergulhador sobreviveu a um ataque de tubarão-branco
+ Com onda salvadora, Jack Robinson bate Filipe Toledo na final do Pro G-Land
+ Uma rápida retrospectiva de Filipe Toledo pela WSL
Foi um caso muito mais acirrado na final masculina sub-18, com dois havaianos no páreo. Luke Swanson (HAV) finalmente encontrou as seções aéreas que ele esperava durante toda a semana, levando o ouro com a força de dois aéreos reverse, enquanto o colega Shion Crawford (HAV, Prata) estava no seu encalço o tempo todo. Luke Thompson (RSA, Bronze) e Kobi Clements (AUS, Cobrer) não conseguiram repetir a mesma performance que desempenharam ao longo de toda a competição.
“Eu simplesmente não posso acreditar que ganhei. Era o meu objetivo, eu escrevi, mas o fato de que eu realmente consegui isso, eu não sei o que dizer. Acho que é apenas uma prova de acreditar em si mesmo”, disse Swanson.
Apesar da pouca experiência competitiva, a jovem Erin Brooks (CAN) de 14 anos parecia imparável durante toda a semana na divisão Feminina Sub-16 e, dessa forma, manteve a mesma pegada na final para garantir a medalha de ouro.
Bella Kenworthy (EUA, Prata) começou bem a Final, abrindo com 7,17 e recuando com 7,57, mas não foi páreo para o surf progressivo de Brooks.
Mirai Ikeda (JPN, Bronze) e Tya Zebrowski, de 11 anos (FRA, Cobre) construíram campanhas impressionantes, mas acabaram ficando de fora da briga pelo ouro na grande final.
“Todos os treinadores estavam me dizendo que não importava a medalha, pois seria a primeira canadense (na história dos mundiais), mas eu queria obter ouro”, disse Brooks.
Ainda pouco conhecido no cenário internacional, o espanhol Hans Odriozola (ESP, Cobre) foi um das revelações da categoria Sub-16, chegando à final. Mas foi Willis Droomer (AUS, Ouro) quem comandou o show na categoria. Inigo Madina (FRA) ficou com a prata e Luke Tema (HAV) com o Bronze.
“É o melhor evento em que já estive e estou muito feliz em trazer o ouro para casa, não apenas para mim, mas para a Austrália e os Irukandjis”, concluiu Droomer.
Highlights da prova
Resultados Mundial Junior de Surf da ISA 2022
Classificação final:
Ouro – Havaí
Prata – Austrália
Bronze – EUA
Cobre – França
5 – Espanha
6 – Japão
7 – Brasil
8 – Portugal
9 – Canadá
10 – África do Sul
Meninos Sub-16:
Ouro – Willis Droomer
Prata – Inigo Madina
Bronze – Tema Luke
Cobre – Hans Odriozola
Meninas Sub-16:
Ouro – Erin Brooks
Prata – Bella Kenworthy
Bronze – Mirai Ikeda
Cobre – Tya Zebrowski
Meninos Sub-18:
Ouro – Luke Swanson
Prata – Shion Crawford
Bronze – Luke Thompson
Cobre – Kobi Clements
Meninas Sub-18:
Ouro – Eweleiula Wong
Prata – Lucia Machado
Bronze – Hina-Maria Conradi
Cobre – Zoe Benedetto