Publicidade:

Guia Hardcore: escolhendo a prancha de surf ideal

Muita gente aproveita os meses de verão para tomar coragem e aprender a surfar. Mas aí a primeira dúvida que surge é: como escolher a prancha ideal?

Se você tem essa dúvida, não se preocupe, pois escolher uma prancha de surf está longe de ser uma tarefa fácil. Acima de tudo, você precisa levar em consideração seu corpo, seu nível de surf e o local de prática.

A primeira coisa que você precisa saber é que por tradição, as dimensões de uma prancha são medidas em escalas de pés e polegadas.

Portanto, 1 pé equivale a 30,48 cm e 1 polegada é o mesmo que 2,54 cm. Assim, quando você encontrar uma prancha “5’11” na loja, saiba que ela mede 180,34 cm.

A premissa básica para escolher o equipamento ideal é seu tamanho e peso. Ou seja, quanto mais alto você for, mais alta a prancha deve ser; quanto mais pesado, maior deverá ser a capacidade de flutuação da prancha.

A capacidade de flutuação de uma prancha é medida em litros, ou seja, quanto maior a litragem da prancha, maior será a estabilidade da mesma.

Veja também

+ Guia Hardcore: fazendo a primeira surf trip solo 

Outline de uma prancha de surf

Como funcionam as quilhas?

Esse é um conceito relativamente novo, que ganhou mais importância com a evolução das máquinas de shape, que permitem o cálculo ideal da litragem por meio de avançados programas de computador.

Mas não se preocupe, abaixo temos uma tabela com as informações que você precisa saber sobre litragem:

Escolher a prancha de surf ideal
Tabela de litragem da prancha (valores em litros). Fonte: http://www.pro-ilha.com.br/tabela-em-litros

Evidentemente, o nível de surf é fundamental. No entanto, por este se tratar de um artigo para quem tem pouca experiência, vamos considerar que você está dando suas primeiras remadas!

Dessa forma, uma prancha maior e mais larga é a escolha mais indicada, pois terá uma área maior de contado com a superfície da água e proporcionará mais equilíbrio enquanto você desfruta da mágica sensação de desliza sobre as águas.

Partindo desse princípio, o modelo ideal de prancha para quem está começando deve ser uma  Funboard (principalmente para os mais altos e pesados) ou Evolution.

Escolher a prancha de surf ideal
Diferenças de formato entre Funboard e Evolution. Fonte: https://www.tropicalbrasil.com.br/

Elas são maiores, mais largas e mais espessas que as pranchinhas de “performance” e são muito boas para quem está começando ou até mesmo para quem já é experiente mas quer se divertir em ondas menores e mais cheias, pois facilitam a remada e o equilíbrio.

Funboard são pranchas normalmente com tamanho de 7 a 8 pés, com o bico mais arredondado, enquanto as Evolution apresentam uma mistura entre uma pranchinha e um Funboard, e variam normalmente de 6´6” a 8´0”.

Por fim, não é má ideia procurar uma boa escolinha de surf para aprender alguns conceitos básicos do esporte e visitar um shaper (fabricante de pranchas) para tirar algumas dúvidas, afinal o saber nunca ocupa espaço!

Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias