Essa é a terceira vez que golfinhos dessa espécie foram vistos desde 2016.
Por Redação HC
Durante uma varredura de rotina pela costa de Ilhabela na última segunda-feira (22/04), pesquisadores flagaram um raro grupo de golfinhos Nariz-de-Garrafa.
Os animais são comuns no Brasil, porém, é muito difícil encontrá-los no litoral norte de São-Paulo.
De acordo com a o Instituto Argonauta, o golfinho Gariz-de-Garrafa é a espécie mais capturada para estudos e treinada para espetáculos de acrobacias em cativeiros. Pode chegar a 3,9 metros de comprimento e pesar cerca de 500 quilos.
Veja também:
-Ondulação de peso entra no radar e WSL fala em ‘final épico’ em Bells
-Chasing que shot: em busca da melhor foto de surfe da história. Assista
-Surfista que agrediu homem com remo é condenado a sete anos de prisão
O oceanógrafo Hugo Gallo diz que não é possível determinar o motivo desses animais estarem ali, mas afirmou que a espécie tem comportamento costeiro e nada em busca de alimentos. As espécies de golfinhos mais comuns no litoral norte de São Paulo são toninha e boto-cinza.
O Instituto Argonauta orienta que ao encontrar um animal marinho, o ideal é não se aproximar. Dependendo da espécie, caso se sinta ameaçado, pode se tornar agressivo.
A interação com humanos é uma das principais ameaças aos golfinhos. As redes de pesca, o choque com as embarcações de pesca e a ingestão de lixo doméstico (plásticos) são os fatores que mais causam acidentes levando à morte e à mutilação desses animais.
Confira a seguir o vídeo do pesquisador Manoel Albadejo do momento em que ele e sua equipe avistam os golfinhos: