Publicidade:

Dicas de alimentos veganos para sua lista de supermercado

Consumir alimentos veganos pode te levar a uma vida mais equilibrada. Por quê? Consideramos que há dois grandes motivos: o primeiro diz respeito à preocupação para com todos os seres vivos e com a sustentabilidade ambiental. O segundo é a preocupação com a própria saúde.

Toda hora ouvimos falar da importância de alimentos saudáveis e nutritivos na nossa dieta. Se você também está tentando diminuir o consumo de alimentos de origem animal, a resposta pode ser mais simples do que você imagina.

+ 7 dicas para surfistas vegetarianos
+ 5 reconhecidos surfistas veganos
+ Reposição de colágeno para quem é vegano: como fazer

A ingestão de diferentes tipos e cores de frutas e vegetais é uma ótima maneira de garantir a variedade necessária de nutrientes. E vamos chover no molhado: não precisa ir em busca de ingredientes exóticos para isso.

Para facilitar as coisas, reunimos os melhores alimentos veganos saudáveis para quem pratica esporte, e que você pode encontrar em qualquer supermercado.

Assim, você pode estocar sua cozinha com alimentos bons para a sua saúde e garantir refeições deliciosas sempre que a fome bater. 

Alimentos veganos para colocar na sua lista de compras

Espinafre

São poucas as vitaminas e os minerais que não estão no espinafre. Ele é rico em potássio, magnésio, ferro, cálcio e vitaminas B6, B9, E, C e K. Atleta ou não, você deve comer mais vegetais do que qualquer outra coisa. O espinafre é uma espécie de campeão dos alimentos veganos e saudáveis porque é muito versátil. Você pode consumi-lo cru, em saladas ou cozido. É praticamente o único verde que combina com tudo. Você pode colocá-lo em smoothies sem que eles tenham um gosto desagradável.

Manteiga de amendoim

Rica em proteína e gorduras boas, ela te mantém saciado nas corridas mais longas. A manteiga de amendoim é ótima para levar onde quiser. Mas se você realmente quiser aumentar sua ingestão de nutrientes, experimente o alimento em um sanduíche de espinafre (sim, espinafre). Você garante os carboidratos do pão, um verde com toneladas de nutrientes do espinafre e a proteína e a gordura da pasta. Este café da manhã irá mantê-lo abastecido no treino, não deve causar problemas estomacais e é uma delícia!

Amêndoas

Rico em gorduras saudáveis, fibras e proteínas, essas castanhas podem ser mais do que snacks. Use amêndoas picadas como cobertura da aveia ou iogurte. Ou adicione-as a receitas de bolinhos e sanduíches. Experimente ainda usar a farinha de amêndoa em vez de farinha de trigo para preparar panquecas.

Abacate

Com mais potássio do que uma banana, o abacate é rico em gorduras monoinsaturadas. Elas são saudáveis ​​para o seu coração e a sua cintura. Além disso, também tem fibras, que saciam a fome.

Batata-doce

Se você pudesse levar apenas um tubérculo para uma ilha deserta, deveria ser batata-doce. Tem muitos antioxidantes e é mais nutritiva do que a batata comum.

Mirtilo

Apesar de pequenas, as frutas são carregadas de antioxidantes, fibras, vitamina C e vitamina K. Para uma receita diferente, tente cozinhar os mirtilos com um toque de xarope de bordo. Depois, derrame sobre as panquecas ou waffles.

Melancia

A melancia é ótima, assim como qualquer alimento vegano que tenha alto teor de água. Fibra e água adicionam volume sem acrescentar calorias.

Brócolis

Rico em antioxidantes, fibras, vitamina C, vitamina K e potássio. O brócolis é uma verdura de verdade. 

Picles

Picles e outros alimentos fermentados (como o kimchi e chucrute) estão repletos de probióticos. Elas são bactérias boas do intestino que impactam a função imunológica, humor, digestão e até peso. Por conter muito sódio, você pode consumi-los para reabastecer seus eletrólitos.

Tomate

Tomates são fontes de carboidratos, que (os atletas) obviamente precisam. Além de serem ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Outra vantagem dos tomates é que eles não são calóricos. Eles saciam mais do que sorvete ou pão. Parte da alimentação que visa o desempenho é comer para ficar mais leve. Por isso, é inteligente escolher alimentos saudáveis menos densos em calorias.

Vinho tinto

Procurando uma bebida para acompanhar o jantar? Abra um Cabernet. Os benefícios para a saúde (com moderação) vêm do álcool. Então, qualquer coisa com ele é bom. Mas o vinho tinto tem outros nutrientes também. Evite bebidas mistas, diz ele, que muitas vezes têm grandes quantidades de açúcar adicionado.

Feijões

Reforçado nas fibras, o feijão faz muito mais do que manter seu intestino funcionando. Ele também pode ajudar a regular o açúcar no sangue. Além de melhorar o colesterol e reforçar a saúde geral do sistema digestivo. Prepare estes alimentos saudáveis em um chili ou use-o para substituir parte da carne moída em tacos e outros pratos. 

Café

O café é bom? Pode apostar que sim. Além de te animar, o café pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer. Para reforçar a saúde, tente adicionar especiarias ao pó. Para cada colher de café moído, adicione ¼ colher de chá de canela em pó, cardamomo ou açafrão.

Alimentos veganos: Alho

Ele possui um ingrediente ativo, a alicina. Ela pode ajudar a manter baixos os níveis de colesterol e proteger as células dos danos oxidativos. Além de normalizar a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Acrescente-o ao molho fresco, misture com outros temperos ou coloque um pouco de alho picado com azeite de oliva em cima de uma torrada. Quer mais uma opção? Adicione o ingrediente ao guacamole.

Mel

Rico em antioxidantes, o mel é um ótimo substituto do açúcar em smoothies, aveia, ou bebidas.

Beterraba

Os benefícios para a saúde da beterraba incluem a redução natural da pressão sanguínea. Além de um aumento na energia e no cérebro, e boas doses de antioxidantes e fibras.

Gengibre

Em um estudo de 261 pessoas com osteoartrite do joelho, as que tomaram extrato de gengibre duas vezes por dia tiveram menos dor. Portanto, precisaram de menos analgésicos do que aquelas que não tomaram gengibre. A raiz também pode reduzir o colesterol e ajudar a prevenir coágulos sanguíneos. Também controla o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Azeitonas

Pesquisas mostram que a adoção da dieta mediterrânea – que prioriza azeitonas, nozes, verduras e peixes – pode ser a escolha alimentar mais saúdável que você pode fazer.

Cerejas

Cerejas contêm compostos anti-inflamatórios que aumentam a saúde do cérebro, aliviam o estresse e te ajudam a dormir mais rápido. Além disso, elas podem reduzir os níveis de ácido úrico, uma boa notícia para as recuperações pós-cirúrgicas.

Alimentos veganos: Sementes de chia

Não se deixe enganar pelo tamanho pequeno, os benefícios para a saúde das sementes de chia são enormes. Entre eles, ajudar na digestão, construir ossos fortes e manter o coração saudável. Dá para usá-las sobre iogurtes, em overnight oat ou em um pudim.

Chá

Pessoas em todo o mundo beberam chá por milhares de anos por causa de suas muitas vantagens para a saúde. O chá relaxa os músculos, alivia problemas do estômago e pode até ajudá-lo a viver mais.


Receba nossas Notícias no seu Email

+Notícias