O português Frederico Morais conseguiu quebrar a invencibilidade do brasileiro Italo Ferreira para conquistar o título do MEO Portugal Cup of Surfing.
A final foi disputada nas ondas de Ribeira d’Ilhas na Ericeira, que quebraram com cerca de 1 metro e formação regular, mas que garantiram o show de surf.
Contudo, a final começou em ritmo lento, até que Italo fez um de 7.33 pontos mandando uma sequência de pauladas de backside.
Todavia, o português, que é local do pico, respondeu rápido, trabalhando muito bem sua onda com boa variação de manobras. Resultado: 8.83.
Nesse ínterim, Italo perdeu a prioridade e, precisando de um 8 alto para conseguir virar o placar, não conseguiu encontrar a onda ideal.
Por fim, vitória de Frederico Morais pelo placar de 15.60 x 12.33, para o delírio da torcida portuguesa:
“É incrível ganhar em casa! Estou mesmo muito contente por voltar a competir e por poder ganhar este troféu. Significa muito para mim. Agora é continuar os treinos e esperar o início da nova época”, afirmou o campeão.
Outro brasileiro na disputa, Jadson André, todavia, foi eliminado pelo português Vasco Ribeiro, encerrando a disputa na nona colocação.
Italo garante o título da Euro Cup of Surfing
Apesar da segunda colocação em Portugal, Italo Ferreira, que obteve a vitória na França, conquistou Euro Cup of Surfing pela somatória dos resultados.
Entre as mulheres, a francesa Johanne Defay venceu seu segundo evento consecutivo.
Na grande fianl, Defay somou 7.50 e 6.77 para superar a basca Nadia Erostarbe. Resultado que lhe garantiu o título da Euro Cup.
Euro Cup of Surfing
Campeões
Italo Ferreira (BRA)
Johanne Defay (FRA)
MEO Portugal Cup
Resultados
Masculino
1 Frederico Morais (POR)
2 Italo Ferreira (BRA)
3 Kanoa Igarashi (JPO)
3 Ramzi Boukhiam (MAR)
5 Vasco Ribeiro (POR)
Leonardo Fioravanti (ITA)
Maxime Huscenot (FRA)
Aritz Aranburu (ESP)
9 Jadson André (BRA)
Feminino
1 Johanne Defay (FRA)
2 Nadia Erostarbe (ESP)
3 Anat Lelior (ISR)
Yolanda Hopkins (POR)
5 Camilla Cardoso (POR)
Carolina Mendes (POR)
Pauline Ado (FRA)
Teresa Bonvalot (POR)
Capa: Torcida portuguesa vai ao delírio com vitória de Frederico Morais. Foto: WSL / Daminen Poullenot