28 C
Papeete
domingo, 26 maio, 2024
28 C
Papeete
domingo, 26 maio, 2024

Fotógrafo fratura as costas durante “super swell” havaiano

O fotógrafo australiano Ryan Moss fraturou as costas enquanto registrava imagens do swell histórico que atingiu o Havaí no último final de semana.

O acidente aconteceu em Himalayas, um outer reef na ilha de Oahu que gerou ondas imensas no último sábado (16).

Moss estava em um jet ski quando foi surpreendido pela série. O piloto fez uma manobra brusca para passar a onda, em alta velocidade, para não ser varrido.

Contudo, devido ao tamanho e grau de inclinação da montanha líquida, o jet decolou a uma enorme altitude, para em seguida despencar dos céus, atingindo a linha d’água com violência.

+ R.I.P Ben Aipa
+ IT’S ON! Uma seleção de vídeos do primeiro grande swell da temporada no Havaí

O impacto acabou por fraturar as costas do fotógrafo que estava sentado na garupa da moto aquática.

“Só lembro de me sentir sem peso e demorar muito para descer. Eu não percebi o quão rápido passamos por cima daquela onda. Não havia alça no jet, então, não consegui ficar de pé para que minhas pernas tivessem absorvido parte do impacto”, disse Moss ao site Surfline.

O fotógrafo contou que o barulho do impacto foi tão forte que ele pensou que o jet havia se rompido ao meio.

No entanto, logo em seguida, sentiu uma dor aguda nas costas e um imediato formigamento da cintura para baixo.

“Lembro de dizer: ‘fiquei paralítico’”, revelou o fotógrafo, que foi levado imediatamente para a costa por outro jet ski.

Outro jet saiu à procura de seu equipamento fotográfico, que se perdeu após acidente. Felizmente, boa parte foi recuperada.

Enquanto isso, na areia, Moss foi previamente examinado pelos guarda-vidas que notaram uma pequena sensibilidade nos membros inferiores do fotógrafo, o que denotava que, apesar de grave, a lesão não o deixara paralítico.

Em seguida, ele foi encaminhado à pressas para o The Queen’s Medical Center, onde foi diagnosticado uma fratura na medula L4 com achatamento de 50%.

Ryan Moss agora permanece internado, em recuperação. Assista ao acidente aos 2:12 do vídeo abaixo:

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias