24.7 C
Suva
terça-feira, 28 janeiro, 2025
24.7 C
Suva
terça-feira, 28 janeiro, 2025

Floripa recebe o 1º Festival Hawaii de Surf Feminino ASC

Em comemoração ao mês das mulheres, no dia 19 de março ocorre um evento inédito em Florianópolis: o 1º Festival Hawaii de Surf Feminino ASC. Um campeonato de surf inteiramente feminino, desde a organização, arbitragem e até as atletas.

O evento é uma realização da Associação de Surf do Campeche (ASC) – entidade sem fins lucrativos que busca criar oportunidades para os atletas surfistas da comunidade, além da realização mensal de ações sociais e ambientais no bairro.

Com a supervisão da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e da Federação Catarinense de Bodyboarding (Fecab), o evento vai contar com cerca de 60 atletas que se dividem nas modalidades: Pranchinha, Bodyboard, LongBoard e Surf Adaptado.

Dentro das modalidades, ainda existem as categorias Open, Surf School, Old School (35 anos ou mais) e Surf Kids. Com a apresentação de Mar do Cerrado – Prata do Outside, também possui o co-patrocínio do Sehat Floripa.

O time de arbitragem vai contar com presenças ilustres, como: Jacqueline Silva, bi campeã mundial WQS e vice-campeã mundial WCT, Marina Rezende; Aloha Maciel; entre outros nomes do surf feminino.

Em prol do Surf Feminino

Mesmo sendo um dos poucos esportes que premiam igualmente homens e mulheres, o surf feminino ainda precisa de muito apoio e incentivo. São poucas as meninas que acabam investindo nessa carreira, porque falta incentivo inclusive financeiro das empresas e marcas patrocinadoras.

Além disso, as mulheres ainda são extrema minoria dentro do mar, o que muitas vezes faz com que não nos sintamos acolhidas nem bem-vindas naquele ambiente. Por este motivo, eventos como este devem ser cada vez mais comuns.

Veja também:

Imagens épicas mostram como Kelly Slater surfava com apenas 13 anos de idade

Como será a onda de Nazaré vista do espaço?

Esse foi o ‘maior tubo em anos’ de Jamie O’Brien

Primeiro para trazer visibilidade e respeito ao surf feminino. Segundo, para servir como incentivo para que outras meninas, de todas as idades, ingressem ou continuem acreditando no sucesso no esporte.

O único outro campeonato totalmente feminino e homologado pela Federação Catarinense de Surf foi um Mundial WQS que ocorreu em São Francisco/SC em 2018. Aqui em Florianópolis, com essas características, o nosso evento é o primeiro da história.

Sobre o 1° Festival Hawaii de Surf Feminino ASC

O 1º Festival Hawaii de Surf Feminino é uma iniciativa da Associação de Surf do Campeche, e vai acontecer no dia 19 de março, na Praia do Campeche (entrada pela Lomba do Sabão).

O cronograma, definição de baterias e horários serão divulgados mais próximo da data.

Mais informações, pelas redes sociais @ascampeche e @surffemininocampeche ou (51) 99980.9791 com Laura Terra.

* Por Laura Grassi Terra

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias