26 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024
26 C
Papeete
terça-feira, 23 julho, 2024

Filipe Toledo é indicado pela segunda vez ao prêmio Atleta do Ano do COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou no último domingo (3) os candidatos ao prêmio de Melhor Atleta do Ano de 2023, e entre os concorrentes masculinos está o bicampeão mundial de surf, Filipe Toledo. Essa é segunda vez em que o surfista de Ubatuba, residente em San Clemente, na Califórnia, e que ganhou seu segundo título mundial consecutivo em setembro passado, é indicado ao prêmio.

Em 2022, Filipe disputou a honraria com os medalhistas olímpicos Alison dos Santos, do atletismo, e Isaquias Queiroz, da canoagem, que foi o grande vencedor. Agora seus concorrentes são Hugo Calderano, do tênis de mesa, e Marcus D’Almeida, do tiro com arco. Na categoria feminina, Ana Patrícia e Duda, do vôlei de praia, Bia Haddad, do tênis, e Rebeca Andrade, da ginástica artística, foram as indicadas.

Realizado desde 1999, com exceção de 2020, quando foi cancelado devido à pandemia, o Oscar do esporte brasileiro premia um atleta por categoria olímpica, nas mais de 50 listadas. E indica três destes vencedores para disputar o prêmio de Atleta do Ano. A partir de 2017, um ano após o surf ter sido aprovado como esporte olímpico, Gabriel Medina venceu três vezes seguidas na então recém adicionada categoria surf, com o medalhista de ouro olímpico Ítalo Ferreira faturando em 2021, e Filipe Toledo levando em 2022 e 23.

Quem sabe 2023 entrará para a história como o ano em que um surfista pela primeira vez ganhou o prêmio de Melhor Atleta do Ano. O que seria no mínimo inusitado, já que não faz muito tempo que surfistas nem eram considerados, e muitos nem se consideravam, atletas. Apenas surfistas.

Conceito que mudou de maneira radical com a chegada da chamada geração “Brazilian Storm”, que não só dominou o cenário mundial do surf competitivo, com 7 títulos mundiais conquistados nos últimos 9 anos, juntamente com a primeira medalha de ouro olímpico da história, mas também mudou a maneira como o surf é enxergado. Definitivamente surfistas são agora atletas de alto rendimento.

+ Torre olímpica: Carissa Moore, Filipe Toledo e Chumbinho manifestam descontentamento

Os vencedores serão revelados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, que acontecerá no dia 15 de dezembro, no Rio de Janeiro. A votação foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades esportivas e se encerrou no dia 29 de novembro passado. Já o público será responsável por apontar quem vai ficar com os prêmios de Atleta da Torcida e Prêmio Inspire, e os novos Atleta Revelação e Retorno do Ano. Quem quiser participar pode votar AQUI.

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias