25 C
Papeete
domingo, 16 junho, 2024
25 C
Papeete
domingo, 16 junho, 2024

Filipe Toledo é bicampeão mundial de surf

Filipe Toledo é bicampeão mundial de surf. O brasileiro garantiu mais um título após vencer o australiano Ethan Ewing no WSL Finals na decisão da temporada 2023, realizada neste sábado, em Trestles, na Califórnia.

O confronto da final colocou frente a frente duas escolas de surf. Enquanto Ethan manteve a linha de borda com rasgadas muito fortes, colocando muita radicalidade no lipe, Filipe combinou a linha progressiva com os aéreos e apresentando uma variedade maior de manobras.

Na primeira bateria, Ethan saiu na frente com nota 7.33 contra 7.00 do brasileiro. Filipe apostou na variedade de rasgadas e aéreos enquanto Ethan investiu no surf de borda. Com 15 minutos, Filipe surfou uma onda 9.00 e conseguiu a virada. Faltando 12 para o final da bateria, ele trocou de somatório com 8,97. Filipinho segurou a prioridade no final para vencer Ethan por 17.97 a 17.23.

A segunda bateria foi marcada por muita estratégia e pouca ondulação. Após 15 minutos sem surf, Filipe Toledo pegou a primeira onda. Após forçar um drop e sair, ele fez simbólicos 0.37. Sem prioridade, Filipinho fabricou uma nota 5.17 ao combinar rasgadas com um aéreo reverse em uma onda sem pressão. Com Ethan “sentado” na prioridade, o brasileiro encontrou a melhor onda da bateria para fazer 7.50.

Pressionando, Ethan surfou sua primeira onda quando o relógio marcava oito minutos para o fim. Ele conseguiu encaixar duas notas em sequência, somando 12.37 contra 14.27 de Filipe Toledo. Com a prioridade e a liderança da bateria, Filipinho esperou a buzina tocar para comemorar o bicampeonato mundial. Na saída da água, ele abraçou a esposa e os filhos, para então cair nos braços dos brasileiros que invadiram a praia de Trestles. Entre as mulheres, o título mundial ficou com a estadunidense Caroline Marks.

Com este resultado, Toledo se torna o segundo brasileiro na história a somar mais de um título mundial. Antes, apenas Gabriel Medina, tricampeão, detinha o feito. Agora, o Brasil soma sete títulos mundiais de surf.

Rip Curl WSL Finals 2023

1 Filipe Toledo (campeão mundial)

2 Ethan Ewing

3 Griffin Collapinto

4 João Chianca

5 Justin Robinson

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias