25 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024
25 C
Hale‘iwa
quinta-feira, 25 abril, 2024

Experimental verdadeiro: Kelly Slater faz história de biquilha em Pipeline

A quarta-feira, 9/12, marcou o início das disputas da primeira rodada do Pipe Masters, a primeira etapa do Circuito Mundial de Surf da WSL, no Havaí.

Foi um dia intenso e de bastante ação – clique aqui para ler a matéria completa sobre os melhores momentos do primeiro dia de evento.

+ Throwback HC: Um tubo no dia em que as ondas derrubaram a Ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro

 

+ Final do Maui Pro pode ser definida em Pipeline, afirma fonte

 

+ Quem leva o Pipe Masters? Reinaldo “Dragão” Andraus faz suas apostas

Mas o que realmente captou nossa atenção de maneira inigualável, foi Kelly Slater, 48, com sua biquilha preta swallow 5’6. Relembre no vídeo abaixo a partir dos 50 segundos:

Vídeo: Vans

Não nos recordamos de ter visto ninguém na história do surf competitivo profissional sacar uma biquilha para percorrer cilindros em uma Pipeline com ondas de consequência.

Admirados com o feito de Slater, que soube manejar sua swallow de duas quilhas de maneira impecável para avançar em primeiro na bateria contra Wade Carmichael e Connor O’Leary, fomos atrás do Reinaldo “Dragão” Andraus para investigar se houve feito parecido com o de Slater.

“Isso não aconteceu nem na época em que Mark Richards (MR) usava as biquilhas; nos Pipe Masters dos anos 80 a galera surfava de monoquilha. A biquilha era usada em Off The Wall nos dias pequenos, mas não nos dias de onda grande. Nos títulos de 1979 a 82, o MR usava biquilha quando o mar estava menor; nos mares de responsa, usava-se a monoquilha. Até vir as pranchas do Simon Anderson, em 1981; nesse ano, o Simon ganhou em Pipeline com sua triquilha. Mas, no começo, quando foram introduzidas as biquilhas, não me lembro de ninguém surfando o Pipe Masters com duas quilhas. O Dane Kealoha, o Michael Ho, o Mark Liddell, o Mark Richards, e mais alguns outros australianos, usavam as biquilhas somente em dias pequenos. Destaco também que durante boa parte dos anos 1970, as pranchas – monoquilhas – hot dog para o Hawaii beiravam os 7 pés,” conta Dragão à HC.

Kelly Slater, no entanto, competindo com os moleques de metade da sua idade, nos mostra que segue na vanguarda – e mais experimental do que todos.

O que esperar para a próxima fase de Slater? The Goat pode estar um pouco distante do 12º título, mas, uma coisa é certa: os verdadeiros experimentais sempre encontram seu jeito de fazer história.

Diga aí, leitor (a), o que você acha disso?


*** HC tenta descobrir mais sobre a biquilha usada por Slater; aguardem atualizações. 

Receba nossas Notícias no seu Email

Últimas Notícias